quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

A vitória inesperada

Sobre o aprofundamento inesperado como um ladrão na noite.
Uma analogia da vitória final da prece, representada pelo seu aprofundamento no subconsciente chegando como um ladrão na noite: de forma inesperada. Também disponível em Pensamento Novo - Brasil.


“ UM LADRÃO NA NOITE

Não é eficaz o esforço laborioso pela conscientização de uma prece. Tal não pode ser forçado pelo poder da vontade, e o próprio esforço despendido acaba atrasando-a. A coisa apropriada a ser feita é orar silenciosamente, da melhor maneira que você possa, conhecendo a Verdade tão claramente quanto você possa, porque ela é a Verdade, e há muito você decidiu abraçar a Verdade. Quando você faz isso, você fez a sua parte, e desde que nada enunciado em oração pode se perder ou ser anulado, ela será demonstrada em algum ponto. Não seja impaciente.

Orando desse modo, a conscientização virá quando você menos esperar; talvez enquanto você ainda estiver a orar, talvez mais tarde, quando você estiver ocupado com outros assuntos. Nesse meio-tempo, lembre-se de que você pode obter demonstrações maravilhosas sem nenhum trabalho de conscientização, embora, é claro, a conscientização seja desejável, pois resulta em que se avança previamente um longo passo.

Jesus, em seu estilo claro e destemido, compara essa experiência – de forma bem surpreendente – à entrada de um ladrão em uma casa, no meio da noite. Almas menores teriam se sentido receosas em usar tal comparação, mas Jesus desejava estimular a atenção e transmitir o ensinamento servindo-se de uma figura de linguagem particularmente forte e dramática. É óbvio que um ladrão escolherá um momento em que ele provavelmente não seja esperado. Seu único desejo é que o morador não esteja preparado. A essência do seu trabalho é a surpresa.

Ora, pois é justamente assim que chega a conscientização, e eu penso que, após contemplarmos tal imagem muito vívida, provavelmente nunca mais trabalharemos de forma direta por uma conscientização.

‘Vigiai, portanto, porque não sabeis em que dia o vosso Senhor há de vir. Ficai porém cientes de uma coisa: Se o pai de família soubesse a hora da noite em que o ladrão haveria de vir, sem dúvida que estaria vigilante e não deixaria que lhe invadissem a casa. Por isso, ficai preparados vós também, pois, na hora em que não pensais, virá o Filho do Homem.’ [Mateus 24:42-44]


Tradução de excertos de Make your life worth wile, de Emmet Fox, Harper & Brothers Publishers, New York (1942). Texto compartilhado exclusivamente para estudo e uso pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário