"Você possui uma mente, e deve aprender a utilizá-la." -- assim o Dr. Joseph Murphy inicia sua descrição geral, no texto abaixo, da estrutura e do funcionamento da mente humana. Aqui, são apresentados conhecimentos básicos, vitais para o atingimento da felicidade humana. Conhecimentos sobre o uso correto da mente, sobre os quais, infelizmente, tão poucos têm ideia, e que certamente deveriam formar parte do material didático nas escolas! E que esse dia não demore... 🙏 Bons estudos!
“ Você possui uma mente e deve aprender a utilizá-la . Há dois níveis em tua mente – o consciente ou racional e o subconsciente ou irracional. Você pensa com a mente consciente – e o que quer que comumente pense será absorvido por tua mente subconsciente, que cria imagens de acordo com a natureza dos teus pensamentos. O subconsciente é a sede das tuas emoções e também é a mente criadora. Se você pensar em coisas boas, acontecerão coisas boas. Se pensar em coisas más, sucederão coisas más. É assim que a tua mente funciona.
O ponto principal a recordar é que a mente subconsciente, ao aceitar uma ideia, começa a executá-la. Uma verdade interessante, sutil, é que a lei do subconsciente funciona igualmente para ideias boas e ruins. Essa lei, quando aplicada de forma negativa, é a causa de fracasso, frustração e infelicidade. No entanto, quando teus pensamentos habituais são bons e construtivos, você experimenta saúde perfeita, sucesso e prosperidade. Quando você começa a pensar e sentir da maneira certa, as consequências inevitáveis são paz de espírito e corpo saudável. O que quer que você aceite mentalmente e sinta ser verdadeiro, tua mente subconsciente aceitará e trará à tona na tua vida cotidiana. A única coisa necessária a fazer é conseguir com que tua mente subconsciente aceite a ideia – e a própria lei que rege seu subconsciente te trará saúde, tranquilidade ou a posição que deseja. Você dá a ordem ou determinação e o teu subconsciente fielmente reproduz a ideia que foi impressa nele. A lei de tua mente é, em resumo, a seguinte: você obterá uma reação ou resposta da sua mente subconsciente de acordo com a natureza da ideia ou pensamento que mantém na tua mente consciente.
Os psicólogos e psiquiatras ressaltam que, quando os pensamentos são transmitidos à mente subconsciente, produzem-se impressões nas células cerebrais. Logo que teu subconsciente aceita uma ideia, começa a colocá-la em execução imediatamente. Ele trabalha por associação de ideias, e utiliza qualquer fragmento de conhecimento que você reuniu em toda a tua vida para realizar o seu intento. O subconsciente vale-se do Poder Infinito, a Energia e a Sabedoria que existem dentro de você. Algumas vezes pode trazer uma solução imediata para os teus problemas, mas em outras pode levar dias, semanas ou mais... Seus métodos estão além da nossa compreensão.
A diferença entre os termos consciente e subconsciente
É preciso destacar que não existem duas mentes diferentes . Trata-se apenas de duas esferas de atividades dentro de uma única mente. Sua mente consciente é a mente racional, a área da mente que escolhe, faz opções. Por exemplo: você escolhe os livros que deseja ler, a casa em que deseja morar, a companhia que deseja ter emtua vida. Você toma todas essas decisões com a tua mente consciente. Por outro lado, sem qualquer decisão consciente de tua parte, teu coração é mantido automaticamente a funcionar e os processos de digestão, circulação e respiração processam-se normalmente, independentes de teu controle consciente. O teu subconsciente aceita tudo o que lhe é impresso ou aquilo em que você conscientemente acredita. Ele não raciocina sobre as coisas, como a tua mente consciente, e não te apresenta argumentos contrários. A mente subconsciente é como o solo que aceita qualquer espécie de semente, boa ou má. Os teus pensamentos são ativos, e podem ser comparados a sementes. Pensamentos negativos e destrutivos continuam a fervilhar negativamente na tua mente subconsciente e, na devida ocasião, virão à tona em forma experiência em sua vida que corresponda a eles. Lembra-te: a tua mente subconsciente não se preocupa em demonstrar se teus os pensamentos são bons ou maus, verdadeiros ou falsos, limitando-se a reagir de acordo com a natureza dos teus pensamentos ou sugestões. Por exemplo: se você aceita algo como verdadeiro, mesmo que seja falso, a tua mente subconsciente o aceitará como verdadeiro, e tratará de produzir os resultados que devem necessariamente acontecer, porque você conscientemente aceitou o fato como verdadeiro.
Experimentos de psicólogos
Numerosas pesquisas realizadas por psicólogos e outros estudiosos em pessoas sob hipnose demonstraram que a mente subconsciente é incapaz de fazer escolhas e comparações, que são elementos necessários a um processo de raciocínio. Provaram também, repetidamente, que a mente subconsciente aceitará quaisquer sugestões, mesmo que sejam falsas. Se a mente subconsciente aceitou uma sugestão qualquer, ela reage de acordo com a sua natureza.
Para ilustrar a obediência da mente subconsciente à sugestão, basta dizer que, se um hipnotizador experiente sugere a um dos seus pacientes que ele é Napoleão Bonaparte ou mesmo um cachorro ou um gato, o paciente agirá da maneira como lhe foi sugerido, com uma perfeição inimitável. Sua personalidade passa a ser outra naquele momento. Ele acredita ser realmente o que lhe foi sugerido.
Um hipnotizador habilidoso pode sugerir a um dos seus pacientes em estado hipnótico que suas costas estão coçando, a outro que seu nariz está sangrando, a outro que é uma estátua de mármore e a outro que está com muito frio porque a temperatura está abaixo de zero. Cada qual agirá de acordo com a sugestão que lhe foi feita, totalmente indiferente a tudo o que o cerca e que não pertence ao universo formado por sua ideia.
Esses exemplos simples mostram claramente a diferença entre a tua mente consciente, racional, e tua mente subconsciente, que é impessoal, que não faz escolhas, e que aceita como verdade qualquer coisa que a mente consciente acredite ser verdade. Daí a importância de escolher pensamentos, ideias e premissas que favoreçam, curem, inspirem e encham tua alma de alegria.
(...)
O subconsciente não pode raciocinar como a mente consciente. A tua mente subconsciente não pode argumentar. Portanto, se você lhe der sugestões erradas, ela as aceitará como verdadeiras e procederá para que se transformem em condicionamentos, experiências e ocorrências em tua vida.
Todas as coisas que lhe aconteceram até hoje foram produzidas por pensamentos impressos em sua mente subconsciente por meio da fé. Se você transmitiu conceitos errados ao teu subconsciente, o método certo de superá-los é pela constante repetição de pensamentos construtivos e harmoniosos. Teu subconsciente vai aceitá-los, formando assim hábitos novos e saudáveis de pensamento e vida, pois o subconsciente é a base dos hábitos.
O pensamento normal de tua mente consciente vai criando marcas profundas na mente subconsciente. Isso é muito bom para você, se os teus pensamentos habituais forem harmoniosos, construtivos e de paz.
Se você se entregou ao medo, à angústia e outras formas destrutivas de pensar, o remédio para isto é reconhecer a onipotência da sua mente subconsciente e ordenar que te venham a liberdade, a felicidade e a saúde perfeita. Tua mente subconsciente, sendo criadora, e de origem Divina, tratará de produzir a liberdade e a felicidade que você tão sabiamente lhe determinou.
O tremendo poder da sugestão
Agora você já deve estar compreendendo que tua mente consciente é o 'guarda no portão', sendo a sua função principal proteger a mente subconsciente de falsas impressões. Deves também estar consciente de uma das leis básicas da mente : a mente subconsciente é obediente a qualquer sugestão. Como você sabe, a mente subconsciente não faz comparações nem contrastes, não raciocina nem pensa coisas por si própria. Essa última função é da tua mente consciente. A tua mente subconsciente se limita a reagir às impressões que lhe são dadas pela mente consciente. Não demonstra preferência por nenhum caminho a seguir.
O caso a seguir é um exemplo clássico do tremendo poder da sugestão. Imagine que você se aproxima de um passageiro de olhar tímido a bordo de um navio e lhe diz algo neste estilo: 'Você parece muito doente. Como está pálido. Estou certo de que vai enjoar. Deixe-me ajudá-lo a ir para seu camarote.' O passageiro fica pálido. A sugestão de enjoo associa-se imediatamente com os seus próprios medos e pressentimentos. Ele aceita sua ajuda para ir a seu camarote e lá a sua sugestão negativa, que foi aceita, se transforma em realidade.
Reações diferentes à mesma sugestão
É verdade que pessoas diferentes reagirão de maneiras diferentes à mesma sugestão, por causa dos seus condicionamentos ou crenças subconscientes. Por exemplo: continuando a partir do exemplo anterior, se você se dirige a um marinheiro no navio e lhe diz em tom de simpatia: 'Meu amigo, você parece muito doente. Não está passando mal? Tenho a impressão de que você vai enjoar".
De acordo com seu temperamento, o marinheiro vai rir de sua 'piada' ou vai ficar levemente irritado com você. Neste exemplo, sua sugestão é para ouvidos surdos, pois ela se associa na mente do marinheiro com a sua própria imunidade ao enjoo. Portanto, não há medo nem preocupação lá, e sim confiança em si próprio. O dicionário informa que 'sugestão' é o ato ou estado de colocar alguma coisa na mente de alguém, o processo mental pelo qual o pensamento ou ideia que se sugeriu é recebido, aceito e posto em ação. Você deve lembrar-se sempre de que uma sugestão não pode impor à mente subconsciente algo que esteja contra a vontade da mente consciente. Em outras palavras: tua mente consciente possui o poder de recusar a sugestão dada. No caso daquele marinheiro, por exemplo, ele não tinha medo de enjoo. Convencera a si próprio de sua imunidade, e a sugestão negativa não tivera o poder de transmitir-lhe medo.
A sugestão ao outro passageiro, no entanto, trouxe à tona o seu medo latente do enjoo. Cada um de nós possui os seus próprios medos interiores, crenças e opiniões e eles regem e governam as nossas vidas. Uma sugestão não possui nenhum poder em si, e de nada é capaz enquanto você não a aceita mentalmente. Isso faz com que teus poderes subconscientes fluam num caminho limitado e restrito, de acordo com a natureza da sugestão. (...) ”
Excertos da tradução em português, de A. B. Pinheiro de Lemos, de The power of your subconscious mind, 1963, de Joseph Murphy (1898-1981), publicada pela Editora Record, Rio de Janeiro, 1992. Texto somente para estudo e uso pessoal.

Nenhum comentário:
Postar um comentário