Um pequeno texto sobre a pergunta mais importante de todas: O que é o homem? Também disponível em Pensamento Novo - Brasil.
“ O QUE É O HOMEM?
O corpo carnal não é o homem. Ele é o corpo do homem. Então, o que é o homem? A Vida é o homem. O homem é a força de viver, a força de amar, a força de pensar. O corpo carnal é um produto que a força de viver criou combinando as atividades do pensamento. O verdadeiro homem é um ser que pensa e raciocina. Se pensarmos no mal, nós próprios nos transformaremos nesse mal. Pensamentos são vibrações da Vida. Um pensamento formulado pela Vida se concretiza tal e qual.
Se pensarmos no bem, seremos o próprio bem. Se pensarmos em destruição, ocorrerá destruição, e, se pensarmos em guerra, eclodirá a guerra. O responsável primeiro por uma guerra é o pensamento. Devemos sempre preencher nossa mente com o bem. Assim nos tornaremos saudáveis. Deus é o Bem, o Belo, a Vida saudável. Esse Bem, esse Belo e essa Vida saudável não são atributos divinos isolados entre si. São três faces de Deus. Quando se realiza o Bem, se realizam também o Belo e a Saúde.
A felicidade e a prosperidade são outras duas faces de Deus. Não se obtém felicidade praticando o mal. Não se obtém prosperidade praticando o mal, embora momentaneamente possa parecer gerar prosperidade. Nem mesmo os famosos ladrões Nezumi Kozō [Japão, século XIX; nota do compilador] e Ishikawa Goemon [Japão, século XVI; nota do compilador] conseguiram se tornar milionários. Aliás, não há um só ladrão que tenha se tornado milionário. Entretanto, Rockefeller e Henry Ford conseguiram enriquecer ao oferecerem à humanidade algo necessário a um grande número de pessoas. O primeiro ofereceu petróleo; e o segundo, automóveis a baixo preço. ”
Excertos de Kōmyō Hogo (Michi no Maki), de Masaharu Taniguchi, Nippon Kyobun Sha Co. Ltd., Tóquio (1984), a partir da tradução em português (1a edição) da Seicho-no-Ie do Brasil, 2007. Texto somente para estudo e uso pessoal.

Nenhum comentário:
Postar um comentário