sábado, 20 de julho de 2024

A nossa ideia de Deus (1)

A importância da crença em um Deus de amor.
 Que conceito de Deus possuímos, arraigado na camadas mais profundas de nossa mente? E por que isso é importante? Segundo as leis da mente, conceitos, pensamentos, ideias alojados em nossa mente profunda (subconsciente) tendem a produzir, em nossa vida cotidiana, eventos, condições e experiências correspondentes a eles, bons ou maus. E, dentre os conceitos e ideias, a nossa noção de Deus é uma das mais poderosas causadoras de diversos efeitos em nossa vida; esse é o tema do texto a seguir. Também disponível em Pensamento Novo - Brasil.



“ CREIA NUM DEUS DE AMOR

Quando eu era criança, costumava ouvir meus tios e tias conversarem sobre muitos assuntos. Muitas vezes eles diziam: ‘Sabe, Francisco (ou Maria) sofreu aquele acidente porque ele (ou ela) deixou de ir à igreja.’ Sempre que alguém sofria uma calamidade, era considerado pecador e objeto da ira de Deus.

Era frequente eu ficar imaginando que tipo de Deus eles tinham em mente. Qual é o seu conceito de Deus, leitor? Você sabe que a sua resposta a essa pergunta determina inevitavelmente todo o seu futuro?

Se você acha que Deus é um Moloch* nos céus, cruel, vingativo, incompreensivo, implacável e canibal, uma espécie de sultão ou tirano oriental que o castiga, você sofrerá as consequências de pensar assim, e sua vida se tornará nebulosa, confusa e cheia de limitações de todos os tipos. Em outras palavras, você sofrerá os resultados da natureza de sua crença em Deus. Na verdade, você sofrerá experiências negativas como reflexo de sua crença.

Deus será para você o que você achar que Ele é. Acima de tudo, adquira o conceito correto de Deus. Não importa o nome que você dê a Ele. Você pode chamá-lo de Alá, Brahman, Vishnu, Realidade, Inteligência Infinita, Presença Curadora, Superalma, Mente Divina, Arquiteto do Universo, Ser Supremo, Princípio da Vida, Espírito Vivo ou Força Criadora. O ponto-chave é que a sua crença ou convicção em Deus governa e dirige toda a sua vida.

Milhões de pessoas acreditam num Deus que envia doenças, dores e sofrimentos; acreditam numa divindade cruel e vingativa. Não creem em um Deus bondoso e, para elas, Deus não é um Deus de amor. Nutrindo conceitos tão fantasiosos e tolos sobre Deus, elas sofrem as consequências de suas crenças na forma de dificuldades e problemas de todos os tipos. Sua mente subconsciente manifesta suas crenças e as projeta como experiências, condições e acontecimentos.

Sua crença nominal em Deus não tem significado. O que importa é a sua crença real, subconsciente – a crença do seu coração. Você sempre demonstrará sua crença; eis porque Phineas P. Quimby** declarou, no século XIX: ‘O homem é a expressão de sua crença.’ Milhões de pessoas concebem Deus como um ser instalado bem alto no céu, possuindo todos os caprichos de uma criatura humana. Com um conceito desses, essas pessoas são como um homem de negócios que, certa vez, disse a este autor: ‘Eu ficaria muito bem se Deus me deixasse em paz.” Acredite que Deus é amor, que Ele protege e cuida de você; acredite que Ele orienta você, impulsionando-o à frente, e que Ele o ama, e você verá em sua vida maravilhas que transcenderão os seus sonhos mais estimados.

E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. (Isaías 9:6)

Ao ler estas linhas, meu caro amigo, comece hoje, agora, a entronizar os conceitos verdadeiros de Deus, indicados acima, e milagres começarão a surgir em sua vida. Veja e saiba que Deus é todo bem-aventurança, alegria, beleza indescritível, harmonia absoluta, inteligência infinita e amor ilimitado, e que Ele é onipotente, supremo e a única Presença.

Aceite mentalmente que Deus é todas essas coisas tão decididamente quanto você aceita o fato de estar vivo; então, você começará a experimentar em sua vida os maravilhosos resultados de sua nova convicção sobre o Deus abençoado que existe dentro de você. E você perceberá que sua saúde, sua vitalidade, seus negócios, seu ambiente e o mundo em geral estarão todos mudando para melhor. Você começará a prosperar espiritual, mental e materialmente. O seu entendimento e a sua visão interior se desenvolverão maravilhosamente, e você se notará transformado em um novo ser humano. ”

Notas do tradutor:
* Uma antiga divindade adorada por algumas etnias do Oriente Médio, mencionada no Velho Testamento, e cujos rituais incluíam sacrifícios humanos. Ver https://pt.wikipedia.org/wiki/Moloque.
** Phineas Parkhurst Quimby (1802-1866), pensador e professor espiritual norte-americano, considerado o Pai do Movimento Pensamento Novo (New Thought). Ver https://www.truthunity.net/courses/mark-hicks/background-of-new-thought/phineas-quimby e https://www.truthunity.net/people/phineas-quimby.

Tradução de excertos de The amazing laws of cosmic mind power, de Joseph Murphy (1898-1981), Parker Publishing Company, West Nyack, New York, EUA, 1965. Compartilhado exclusivamente para leitura e estudo pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário