domingo, 11 de fevereiro de 2024

Um caminho simples para a serenidade da alma

Uma mentalização para a tranquilidade da alma.

A serenidade inabalável da alma que provém do entendimento de que nossa essência ou real natureza é o Divino, o Infinito ou Deus. Também disponível em Pensamento Novo - Brasil.


“ ALCANÇANDO A TRANQUILIDADE DA ALMA

Ansiedade, angústia, inquietação etc. – esses estados se desfazem quando voltamos a mente para Deus. E o meio para fazer com que a mente se volte por completo para Deus é a oração. Quando se diz ‘voltar a mente para Deus’, talvez algumas pessoas pensem que Deus está no mundo exterior e, portanto, é preciso direcionar a mente para fora. Mas não é assim. Existe uma prece muito simples mas fundamental, cujo teor foi pensado especialmente para o uso de adolescentes e jovens. Ela diz assim: ‘Ó Deus alojado no fundo de minha alma! Ó força infinita! Manifeste-se!’. Essas palavras expressam a verdade de que Deus está presente no fundo de nossa alma, constituindo a nossa essência, a nossa natureza verdadeira, o que significa que, no âmago do nosso ser, existe um centro de autorrealização da Grande Vida imanente no universo, e que, logo, não há necessidade de voltar nossa mente para algum lugar distante em busca de Deus. Se Deus fosse um ser muito distante de nós, ou se Buda salvasse as pessoas somente depois que elas morressem, não poderíamos confiar neles e viveríamos inseguros. Mas a oração citada consiste em mentalizar que dentro de nós mesmos encontra-se o ‘centro da força misteriosa’ que governa o movimento de todo o universo. Assim, pode-se dizer que a referida oração é o meio mais seguro de se conseguir a verdadeira tranquilidade. ”


Excertos de Shinri, volume 7, de Masaharu Taniguchi, Nippon Kyobun Sha Co. Ltd., Tóquio (1956), a partir da tradução em português (1a edição) da Seicho-no-Ie do Brasil, 2010. Texto somente para estudo e uso pessoal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário