segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024

Sendo o anfitrião

Tenhamos uma postura de vida de anfitrião.
A mudança de postura de vida, de recebedor para doador, como um dos segredos da felicidade, é discutida neste texto. Também disponível em Pensamento Novo - Brasil.


“ SINTA SEMPRE QUE VOCÊ É O ANFITRIÃO

Provavelmente, muitas pessoas, dentre as que não conseguem alcançar a felicidade, pensam que são os convidados deste mundo. Elas pensam que, por serem convidadas, merecem receber dos outros o melhor tratamento. E, se não recebem a ‘hospitalidade’ esperada, sentem-se constrangidas. Se elas desejam ser felizes, devem corrigir essa postura de vida de só desejar receber dos outros. O sentimento de querer unicamente receber, sem nada dar de si, é equivalente a roubar; por isso, de modo algum traz a felicidade. Para alcançar a felicidade, é necessário ter o sentimento de dar. Sentindo ser o anfitrião, em vez de convidado, e oferecendo aos outros algo que os satisfaça, você próprio sentir-se-á feliz, vendo a alegria dos demais.


Excertos de Kōfuku wo maneku 365 shō, de Masaharu Taniguchi, Nippon Kyobun Sha Co. Ltd., Tóquio (1959), a partir da tradução em português (1a edição) da Seicho-no-Ie do Brasil, 1974. Texto somente para estudo e uso pessoal.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário