Uma leitura da Bíblia com base em princípios filosófico-espirituais mais profundos e logicamente coerentes conduz a um conceito mais aperfeiçoado de Deus; esse é o tema desse pequeno texto. Também disponível em Pensamento Novo - Brasil.
“ DEUS NÃO PODE DESCOBRIR ALGO
Deus conhece tudo, todo o tempo. Isso significa que Deus não pode ‘descobrir’ alguma coisa. Deus não tem que realizar experimentos para ver o que acontecerá, como nós temos. Deus não precisaria ‘testar’ alguém para saber se ele é honesto ou corajoso ou sábio, pois Deus já conhece tudo.
A Bíblia às vezes se refere a Deus como que tomando providências para elucidar alguma coisa; ou retrata Deus como tendo mudado de ideia ou estando decepcionado. Deus supostamente testou a obediência de Abraão, no episódio com Isaac. Deus supostamente teve Seus planos prejudicados pelo mau comportamento de Adão e Eva, pela malevolência geral de toda a humanidade antes do dilúvio, e, de fato, Ele é frequentemente retratado como estando decepcionado ou mesmo frustrado pela conduta da humanidade. Na teologia ortodoxa, o diabo estava constantemente obstruindo os desígnios de Deus, levando Seus planos ao fracasso. Com efeito, ao ouvir alguns pregadores, alguém poderia julgar que o diabo fosse em boa medida mais poderoso do que Deus.
Evidentemente, tudo isso é absurdo. Evidentemente, tais coisas não poderiam ser verdadeiras em relação a Deus. Foi o conceito de Deus mantido por Abraão que o levou a se preparar para matar Isaac, e foi o seu eu superior, o seu Cristo interior, que o salvou de uma tragédia. Foi o conceito de Deus mantido pelo Faraó que enrijeceu seu coração. Foi a malevolência da humanidade antediluviana que acarretou o dilúvio como uma consequência natural, assim como medos, ódios, ciúmes e cobiça da humanidade ao longo de muitos anos acarretou a presente guerra*.
Nós construímos uma imagem idólatra de nós mesmos e a chamamos de Deus. Destruamos hoje essa imagem, e adoremos o verdadeiro Deus, que é Bem infinito e imutável. ”
Tradução de excertos de Make your life worth wile, de Emmet Fox, Harper & Brothers Publishers, New York (1942). Texto somente para estudo e uso pessoal.
*N. do T.: Texto publicado em 1942, portanto, durante a 2a Guerra Mundial; embora, infelizmente, ainda atual com referência a esse assunto.

Nenhum comentário:
Postar um comentário