É simplesmente óbvio que uma vida bem-sucedida em todas as áreas depende de nossa atenção ao, e "presença" no, momento que presentemente vivemos. Mesmo assim, é muito comum que a nossa mente se deixe enredar desnecessariamente em memórias do passado. Este é o tema tratado no pequeno texto a seguir. Também disponível em Pensamento Novo - Brasil.
“ O PASSADO JÁ SE FOI
Viver plenamente o agora – essa é a chave da vida. Não fique preso ao passado. De que adianta ruminar as tristezas, os rancores e os ressentimentos pelos fatos do passado? Isso só serve para atormentar a você mesmo e desperdiçar energia. O passado já se foi. Quaisquer que sejam os fracassos sofridos ou as tristezas que você tenha vivenciado, foram experiências desta vida, e acrescentaram-lhe algo. Portanto, na verdade foram positivos e lhe proporcionaram ‘trunfos’. Por ter passado por tudo que passou, você conseguiu ampliar o ‘campo visual’ de sua vida. É agora a hora de você contemplar esse amplo ‘campo visual’ e, munido de muitos ‘trunfos’, seguir adiante no jogo da vida. É preciso planejar agora, decidir agora e agir agora. Os fatos do passado são, na verdade, seus patrimônios, e não devem ser objeto de suas lamentações e tristeza. Pessoas que ‘cruzam a linha de chegada’ (são vitoriosas na vida), com a arrancada final, são as que não perdem tempo lamentando o passado. ”
Excertos de Shinri, volume 7, de Masaharu Taniguchi, Nippon Kyobun Sha Co. Ltd., Tóquio (1956), a partir da tradução em português (1a edição) da Seicho-no-Ie do Brasil, 2010. Texto somente para estudo e uso pessoal.

Nenhum comentário:
Postar um comentário