domingo, 4 de fevereiro de 2024

Boas palavras e harmonia

O uso de boas palavras promove a harmonia entre as pessoas.
Do poder das palavras carregadas de afeto na promoção da harmonia nas relações humanas. Aparentemente, algo tão óbvio... não obstante, tão frequentemente esquecido. Também disponível em Pensamento Novo - Brasil.


“ FELICIDADE NO LAR

Todas as manhãs, ao acordar, agradeçamos a Deus pela felicidade de poder vivenciar mais um novo dia. Agradeçamos, mentalizando assim: ‘Obrigado por este dia, que é um dia auspicioso, um dia em que me ocorrerão coisas boas.’ Se nos preenchermos de sentimento de gratidão e de alegria logo no início da manhã (e não permitirmos a interferência de sentimentos opostos), coisas boas acontecerão ao longo do dia, em conformidade com a lei mental segundo a qual ‘os semelhantes se atraem’, ou, em outras palavras, ‘reúnem-se fatos e coisas da mesma natureza’. Após fazer a oração de gratidão a Deus, iniciemos mais um dia de convivência harmoniosa com a família, tratando a todos com fisionomia alegre e palavras afetuosas. É esse tipo de ambiente que promove a saúde da família. Deus é amor, e é por meio do amor que Ele procura Se expressar. Não fechemos o canal de expressão de Deus. Façamos deste mundo um lugar de manifestação do amor de Deus. Não nos esqueçamos nem mesmo das mais simples palavras de afeto. Pequenas palavras de afeto proferidas constantemente fazem do lar um lugar paradisíaco; de modo inverso, palavras de crítica ou censura, mesmo aparentemente sem importância, fazem o ambiente parecer um inferno se forem proferidas constantemente. Antes de tudo, empenhemo-nos em tornar o lar um lugar paradisíaco. ”


Excertos de Shinri, volume 7, de Masaharu Taniguchi, Nippon Kyobun Sha Co. Ltd., Tóquio (1956), a partir da tradução em português (1a edição) da Seicho-no-Ie do Brasil, 2010. Texto somente para estudo e uso pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário