quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

Rir é o melhor remédio

Um sorriso é um investimento em saúde e harmonia.
Um pequeno ensaio sobre os vários benefícios de algo exclusivamente humano: o sorriso. Também disponível em Pensamento Novo - Brasil.



“ UM SORRISO É UM INVESTIMENTO

A maioria das pessoas sente intuitivamente que as coisas mais simples na vida são as mais importantes, ou, se preferirem, que as coisas mais importantes na vida são na verdade as mais simples. Essa é uma descoberta muito profunda. O que é mais importante para nós do que respirar, por exemplo? – no entanto, raramente pensamos sobre isso – ar fresco não custa um centavo – e, sem o ar, morreríamos em alguns minutos.

Uma outra coisa simples que possui grande importância é o sorriso. Um sorriso não custa nada em termos de dinheiro, tempo ou trabalho, mas é literalmente verdade que ele pode ser de importância suprema na vida de uma pessoa. Um sorriso afeta todo o seu corpo, da pele até o esqueleto, incluindo todos os vasos sanguíneos, nervos e músculos. Ele afeta o funcionamento de cada órgão. Ele influencia cada glândula. Eu repito – e isso é literalmente verdadeiro –, você não pode sorrir sem afetar de maneira benéfica todo o seu corpo. Mesmo um único sorriso relaxa um bom número de músculos, e quando ele se torna um hábito, você pode notar facilmente como os efeitos positivos se acumulam. Os seus sorrisos do ano passado estão pagando dividendos a você hoje.

O efeito de um sorriso sobre outra pessoa não é menos notável. Ele desarma a suspeita, dissolve o medo e a raiva, e faz manifestar-se o melhor na outra pessoa – e esse melhor é imediatamente oferecido a você.

Um sorriso é para os contatos pessoais o que o óleo é para uma máquina, e nenhum engenheiro inteligente negligencia a lubrificação. ”


Tradução de excertos de Make your life worth wile, de Emmet Fox, Harper & Brothers Publishers, New York (1942). Texto somente para estudo e uso pessoal.


Ilustração disponível em:
https://www.pirates-corsaires.com/peintures-alain-decayeux-merry-musician.htm

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário