domingo, 21 de janeiro de 2024

A mente em paz

Os efeitos positivos na saúde de uma mente branda.
Um lembrete das muitas vantagens de mantermos aquele que é o estado natural da nossa mente: o estado pacífico. Também disponível em Pensamento Novo - Brasil.



“ TENHAMOS UMA MENTE BRANDA

Tomemos esta resolução a partir de hoje: tenhamos uma mente branda. Relaxando todas as tensões, conservemos a mente em estado natural, brando e suave. É bom que estejamos com o espírito tenso no trabalho, mas se é uma tensão do nosso ‘eu físico’ ou ‘carnal’, podemos fracassar por excesso de tensão. Se o espírito estiver tenso demais, os vasos sanguíneos e os músculos também se tornarão tensos, e se enrijecerá o nosso corpo. Entretanto, relaxar a tensão não significa ficar ‘aéreo’ nem ser ocioso. Tudo será harmoniosamente realizado, sem precipitação e com facilidade, se confiarmos tudo a Deus e acreditarmos que ‘não sou quem faz, é Deus quem me faz realizar isto’.

A ira, a irritação, o descontentamento, e o mau humor causam no corpo um estado de agitação. A agitação produz tremor; assim, quem se irrita com muita facilidade, contrai doenças como a dança de São Vito [Nota do compilador: um transtorno neurológico que afeta a coordenação motora]. O mau humor causa doenças que se manifestam em forma de inchaço, como o câncer, o mioma, a amigdalite, as varizes, o aneurisma etc. Decida-se a partir de hoje a abandonar todo sentimento de ira, rancor, ódio, maldição, descontentamento ou mau humor. Para abandoná-los, não basta simplesmente resolver fazer isso; é preciso dar mais um passo e cultivar positivamente o sentimento de amar, de perdoar, de agradecer e de reverenciar. ”


Excertos de Kōfuku wo maneku 365 shō, de Masaharu Taniguchi, Nippon Kyobun Sha Co. Ltd., Tóquio (1959), a partir da tradução em português (1a edição) da Seicho-no-Ie do Brasil, 1974. Texto somente para estudo e uso pessoal.






Nenhum comentário:

Postar um comentário