domingo, 11 de junho de 2023

Atributos divinos e atributos humanos

 

O significado das palavras que descrevem os atributos de Deus e humanos.

Os atributos de Deus e os atributos humanos pertencem a categorias diferentes? Um texto do Dr. Emmet Fox, explorando esse tema, em linguagem simples e objetiva. Também disponível em Pensamento Novo - Brasil.

 

“ PALAVRAS, PALAVRAS, PALAVRAS

Quando você aplica uma determinada palavra a Deus, ela deve expressar o mesmo significado essencial que aquele que ela expressa quando aplicada ao homem – caso contrário, absolutamente, ela não faz sentido.

Quando você diz que Deus é Amor ou Inteligência, ou que Ele é Justo, essas palavras devem significar basicamente o mesmo que significam quando aplicadas aos seres humanos – de outro modo, elas são palavras novas e especiais, que, portanto, não possuem nenhum significado.

O amor de Deus deve ser essencialmente a mesma coisa que nós conhecemos como amor da mãe por seu filho, ou amor do artista pela sua criação, por exemplo. Ele deve ser da mesma qualidade que esses – purificado e infinitamente ampliado, é claro – mas, ainda assim a mesma coisa, do ponto de vista qualitativo; senão, esse termo simplesmente não significa nada.

Quando nós dizemos que Deus é justo, nós devemos dar a entender o mesmo tipo de coisa que quando dizemos que um certo magistrado, ou alguma outra autoridade, age com justiça – caso contrário, essa palavra não tem nenhum significado. A justiça de Deus incluirá uma perspectiva infinita, e é bem perfeita, mas será essencialmente a mesma coisa em sua natureza.

Muitas pessoas dizem que Deus é Amor, e ao mesmo tempo sustentam que Ele pune pecados finitos aplicando castigos eternos. Elas afirmam que Deus é justo, no entanto, sustentam que pessoas vivendo nos dias de hoje sofrem de deficiências físicas devido a um pecado supostamente cometido por Adão, milhares de anos antes de elas terem nascido. Existe ainda um pequeno número de pessoas que acreditam que todo ser humano já estava predestinado ao inferno ou ao paraíso, mesmo antes de sequer terem sido criados, e que a sua conduta, boa ou má, enquanto vivendo essa existência terrena, não faria diferença em relação ao seu destino final. E essas mesmas pessoas ainda dizem que Deus é justo. Obviamente, em tais casos esses termos não podem ter nenhum significado.

Se os atributos de Deus devem significar algo diferente do sentido usual associado às palavras, não podemos conhecer qual seria esse significado. Você poderia dizer, ‘Deus é x +y’, mas eu não conheço o significado desses símbolos.

A verdade é que Deus é Amor e Inteligência; e que Ele trabalha com perfeita sabedoria e perfeita justiça para todos, todo o tempo, no sentido correto e usual dessas palavras.

… Deus é luz, e não há nele treva nenhuma. (1 João 1:5). ”


Tradução de excertos de Make your life worth wile, de Emmet Fox, Harper & Brothers Publishers, New York (1942). Texto somente para estudo e uso pessoal.





Nenhum comentário:

Postar um comentário