terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Respiração e relaxamento

 

 

O Buda, sentado em meditação

 A importância da respiração rítmica para a descontração física e mental, e para alcançar a concentração e serenidade necessárias à oração e meditação são apresentadas neste texto do Dr. Joseph Murphy. Experimente praticar a técnica simples de respiração ensinada aqui e verifique os resultados! Este texto pode também ser lido em Pensamento Novo - Brasil.

 

“ A técnica de relaxamento apresentada a seguir é muito antiga, sendo praticada na Índia, Nepal e outros países.

1) O peito e o pescoço devem ser mantidos tão eretos quanto possível.

2) Inspire através das narinas, contando mentalmente seis pulsações.

3) Retenha a respiração contando três pulsações.

4) Expire através das narinas durante contagem até seis.

5) Mantenha os pulmões vazios durante contagem até três.

6) Repita este ciclo quantas vezes desejar, já que não se sente o menor desconforto.

Depois de alguma prática, o ritmo estará perfeitamente estabelecido, sem a necessidade da contagem mental. Quando isso for alcançado, toda tensão e esforço desaparecerão, sobrevindo o completo relaxamento.

Mais tarde, você poderá executar esse exercício com a maior facilidade enquanto anda, fazendo de cada passo uma unidade rítmica de contagem. Contudo, no início, especialmente para as pessoas que vivem em cidades, onde enfrentam constantes interrupções em travessia de ruas e congestionamento nas calçadas, é melhor limitar a prática às posturas sentada e deitada.

Além da reação física a essa respiração ritmada, há também uma reação espiritual. A cada inspiração, você pode impregnar o subconsciente com a ideia que desejar. É importante lembrar que sugestão ou ideia que se tem em mente deve ser praticada simultaneamente com a inspiração. Nesse estado relaxado o subconsciente aflora, ficando assim melhor e mais fácil a impregnação de sua mente mais profunda. Se você está sombrio ou desolado, por exemplo, a cada inspiração deve dizer, oral ou mentalmente, 'EU SOU feliz', sentindo-o também. Sorria. Esse exercício pode ser repetido até cem vezes seguidas, com a frequência que desejar.

Quando aprendemos a respirar ritmadamente, o efeito no sistema nervoso é tão grande que toda a tensão se desvanece. Todos sabemos que, de um ponto de vista fisiológico, a respiração profunda diafragmática é bastante eficiente para promover o bem-estar físico. A sensação de bem-estar que sempre se segue a uma respiração profunda favorece a aceitação de qualquer nova ideia ou sugestão.

Durante esses exercícios de respiração, devemos nos visualizar como desejamos ser, cheios de saúde e vigor. O ritmo regular da respiração proporciona um estímulo análogo ao que é exercido por qualquer ritmo, como por exemplo a música ou a dança, com sua influência tranquilizante e suave. Esse ritmo tende a imobilizar a atenção e induz ao relaxamento.

Conversando com uma mulher idosa num hotel em Katmandu, no Nepal, ela disse que sofrera de asma por muitos anos, e que um monge num dos templos locais lhe dera uma fórmula espiritual que a curara do mal. O exercício espiritual era o seguinte:

Ela se sentava em uma poltrona e começava a a respirar bem lentamente. A cada inspiração, afirmava mentalmente: 'EU SOU cheia de saúde.' A cada expiração, afirmava: 'Deus é minha saúde.' Praticava esse exercício durante dez a quinze minutos, de manhã e à noite, às vezes também por volta do meio-dia.

Estava curada em duas semanas, e agora é cheia de vitalidade, forte e transbordante de entusiasmo, na jovem idade de 80 anos.”
 

Excertos traduzidos de Within you is the power: around the world with Dr. Murphy, DeVorss & Company (1978), de Joseph Murphy. Texto somente para estudo e uso pessoal.

 

Nota: A respiração rítmica é muito simples e eficiente, como já vimos, mas... como inspirar e expirar corretamente? Leia aqui.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário