Nestes três excertos, o Dr. Orison Swett Marden esclarece que a mente humana não está contida, nem é produto do cérebro... mas usuária do cérebro! Este conhecimento tem implicações importantes para o controle e melhoria da nossa vida emocional, enfim, da nossa qualidade de vida em geral, e futuramente voltarei a publicar mais textos, aprofundando o assunto. Hoje, a ciência moderna já começa a admitir o que o Dr. Marden já defendia no início do século XX... Esse e outros textos também podem ser lidos na minha página Pensamento Novo - Brasil, no Facebook.
“ 'Cultive uma maneira filosófica de pensamento', recomenda Ella Wheeler Wilcox. Se você não tem o que gosta, goste do que tem até que possa mudar a situação.
Não desperdice sua vitalidade odiando sua vida; encontre algo nela que valha a pena apreciar enquanto trabalha constantemente para fazer dela que deseja. Seja feliz com alguma coisa todos os dias; para o cérebro, isso é uma questão de hábito, e você não poderá ensiná-lo a ser feliz em apenas um momento, se permitiu que ele fosse infeliz por anos a fio. ”
“Não devemos permitir imagens sombrias ou discordantes na mente – imagens de medo, preocupação, egoísmo, ódio ou inveja – mais do que permitiríamos que um ladrão entrasse em nossa casa. Devemos nos lembrar que esses pensamentos são piores que ladrões, porque eles roubam nosso conforto, nossa felicidade, nosso contentamento. Devemos aprender que esses inimigos não têm direito de se intrometer em nossa consciência. Vamos tratá-los como invasores, expulsá-los de imediato e não permitir que pintem suas imagens de desespero. Pois é difícil excluí-los quando eles entram, mas é relativamente fácil mantê-los fora quando aprendemos o segredo de excluí-los.
E qual é o segredo? É o seguinte: pessoas que se habituaram à tristeza ou à melancolia são assim porque esses pensamentos predominam em sua mente. Simplesmente mantendo pensamentos opostos elas poderiam produzir resultados opostos. Nosso estado de espírito é, em grande parte, um hábito mental não muito difícil de ser transformado.”
“ Ninguém pode ser realmente feliz ou bem-sucedido se não aprender a se tornar mestre de suas emoções. E o segredo é saber que você mesmo é o poder por trás do cérebro, o que é um fundamento maravilhoso para o autocontrole e a felicidade.
Digamos que você não consiga controlar seu temperamento, que a explosão vem antes de que você tenha tempo de raciocinar. Já considerou que seu cérebro não é você? Que ele está absolutamente sob seu controle? Que a mente está acima dessa grande máquina humana? Que você pode controlar cada pensamento e ministrar todas as emoções com o devido treinamento e que, assim, sua máquina nunca vai correr solta, o cérebro nunca vai arrastá-lo?
Você é a pessoa por trás do cérebro. ”
Por Orison Swett Marden (1848-1924)

Nenhum comentário:
Postar um comentário