sábado, 20 de dezembro de 2025

Deus tem limitações?

Deus é onipotente e amoroso.
Refletindo sobre a extensão dos poderes de Deus... Também disponível em Pensamento Novo - Brasil.



“ O QUANTO DEUS PODE FAZER?

A Bíblia nos diz, entre outras coisas, que Deus pode nos curar, que Ele pode nos resgatar da nossa destruição, que Ele levanta os fracos, que Ele nos conduz e orienta, que Ele nos inspira. Ela nos diz que Deus é uma poderosa fortaleza.

Mas, o quanto Deus pode fazer? Bem, Deus pode fazer quase tudo. Isso pode parecer estranho para aqueles dentre nós que foram ensinados – e isso inclui todos os estudantes do ensinamento metafísico* – que com Deus, todas as coisas são possíveis. Mas há algumas coisas que Deus não consegue fazer, e é venturoso para nós que isso seja verdadeiro.

Deus é um Deus de amor, e governa pelo princípio divino, e porque assim é, Ele não pode alterar a Sua natureza. Ele não pode quebrar a Lei Divina. Ele não pode fazer exceções à regra. Ele não pode trazer doença, sofrimento ou falta. Se Ele pudesse fazer essas coisas, Ele não seria Deus, de modo algum. Em lugar disso, Ele seria mais como um déspota oriental, governando de forma autoritária e prepotente, enquanto que nós não seríamos mais avançados espiritualmente que os homens das cavernas ou selvagens, que aplacavam deuses desconhecidos com sacrifícios e estranhos rituais.

Mas, porque Deus não pode alterar a Sua natureza e é sempre o Pai amoroso, mais pronto a dar do que a receber, nós podemos ir a Ele com plena confiança, sabendo que Ele ouvirá e responderá às orações, não porque estamos buscando algum favor especial, mas porque, como filhos do Altíssimo, esta é a nossa herança divina.

O quanto Deus pode fazer? Deus pode resolver todos os nossos problemas. Ele pode sanar nossos corpos e nossas circunstâncias. Ele pode remover todo medo, dúvida e frustração. Ele pode trazer o paraíso aqui e agora – sem quebrar a Lei, o que é impossível para Deus – mas cumprindo-a.

Desvenda os meus olhos, para que eu veja as maravilhas da Tua lei. (Salmos 119:18). ”

Tradução de excertos de Stake your claim, de Emmet Fox, Harper & Row, Publishers, New York (1952). Texto compartilhado exclusivamente para estudo e uso pessoal.


Nota do tradutor:
* O termo refere-se aqui, de modo geral, àquilo que transcende as leis físicas conhecidas, e especificamente às forças consideradas ainda como inexplicadas, mas inteligentes, latentes na mente humana (ver New Thought Terms and Their Meanings, de Ernest Holmes, Dodd, Mead & Company, New York, EUA, 1942). Distingue-se, portanto, da acepção convencional adotada em Filosofia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário