Este é o quinto de uma série de textos, de autoria de Emmet Fox (1886-1951), sobre o sentido espiritual e psicológico contido em algumas das palavras mais comuns na Bíblia. Esse conhecimento, muito mais profundo que o seu mero sentido literal, permite-nos decodificar e compreender melhor a mensagem atemporal e maravilhosa da Bíblia, impossível de ser alcançada por uma leitura limitada ao sentido nominal das palavras. Boas leituras e reflexões!
“ ALGUMAS PALAVRAS-CHAVE NA BÍBLIA:
5. Ímpio
A palavra ‘ímpio’ aparece mais de 300 vezes* na Bíblia e é um dos mais importantes termos nela encontrados. Na Bíblia, a palavra ‘ímpio’ na verdade significa ‘enfeitiçado’ ou ‘sob um encantamento’. A Lei do Ser é a harmonia perfeita, e essa verdade nunca mudará; mas o homem usa do seu livre-arbítrio para pensar erradamente, e assim ele constrói falsas condições ao seu redor, as quais ele então acredita serem reais. Elas parecem reais, assim ele se esquece de que foi ele mesmo quem as produziu; e então ele enfeitiça a si mesmo, ou lança a si mesmo em um tipo de encantamento; e, é claro, enquanto ele permaneça enfeitiçado dessa maneira, ele terá de sofrer as consequências. Mesmo assim, trata-se apenas de ilusão, ou um encantamento, e ele pode ser quebrado se ele se voltar para Deus.
O único modo de quebrar tal encantamento é pensar em Deus, daí tê-lo Jesus indicado de maneira direta e franca. ‘Ó insensatos gálatas, quem vos encantou?’ (Gálatas 3:1), disse Paulo, quando soube que alguns dos seus discípulos haviam começado a crer no mal dessa forma.
‘O ímpio foge sem que ninguém o persiga.’ (Provérbios 28:1). ‘Os ímpios serão lançados no inferno…’ (Salmos 9:17). ‘Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele…’ (Isaías 55:7). Todas estas são declarações sobre o que acontece quando permitimo-nos ser enfeitiçados por nossos próprios pensamentos a acreditar em qualquer poder que não Deus. Nós fugimos quando ninguém nos persegue – temos medo de coisas, sem nenhuma razão. Podemos sofrer as dores do inferno porque ‘o medo traz tormento’** – mas, quando nos voltamos para Deus, o encantamento é quebrado e a harmonia é restaurada.
Despertemos do encantamento sob o qual vive toda a raça humana, e saibamos, ao invés disso, que Deus é todo Poder, Inteligência infinita e Amor ilimitado. ”
Notas do tradutor:
*O autor se baseia na tradução “King James” da Bíblia, a qual ele recomenda como uma versão apropriada para estudo (ver, de autoria de Emmet Fox, Find and Use your Inner Power, p. 22, HarperCollins Publishers, New York, EUA, 1992).
**1 João 4:18.
Tradução de excertos de Make your life worth wile, de Emmet Fox, Harper & Brothers Publishers, New York (1942). Texto compartilhado exclusivamente para estudo e uso pessoal.

Nenhum comentário:
Postar um comentário