Este é o décimo primeiro texto, e que finaliza uma série, de autoria de Emmet Fox (1886-1951), sobre o sentido espiritual e psicológico contido em algumas das palavras mais comuns da Bíblia. Esse conhecimento, muito mais profundo que o seu mero sentido literal, permite-nos decodificar e compreender melhor a mensagem atemporal e maravilhosa da Bíblia, impossível de ser alcançada por uma leitura limitada ao sentido nominal das palavras. Boas leituras e reflexões!
“ ALGUMAS PALAVRAS-CHAVE NA BÍBLIA:
11. Vida
Jesus disse que ele veio para que nós tivéssemos vida, e que a tivéssemos em abundância (João 10:10). A Bíblia usa frequentemente a palavra vida, sempre deixando implícito que ela é a maior das bênçãos. ‘Com longa vida o satisfarei…’ (Salmos 91:16). ‘Tu me farás ver a vereda da vida…’ (Salmos 16:11). ‘Guarda o teu coração com toda a diligência, pois dele depende toda a tua vida.’ (Provérbios 4:23). Jesus diz que aqueles que o seguirem terão a luz da vida. E a grande meta do homem, diz-se em toda a Bíblia, é a vida eterna.
Ora, o que é essa vida de que fala a Bíblia? Bem, não tentaremos definir esse termo neste breve texto. Basta dizer que você experimenta vida somente quando está feliz, e se sente livre, útil, alegre, e desapercebido, tanto do medo como da dúvida.
Todos já conheceram tais períodos em suas vidas, e embora muito mais raros do que deveriam ser, eles são os momentos em que você estava vivo – em que você desfrutou de vida. Em outros momentos, você não possuía vida, no sentido das Sagradas Escrituras.
Assim, quando a Bíblia nos promete uma longa vida, atendidas certas condições, ela nos promete um longo período de alegria e liberdade. Quando ela promete vida eterna, ela promete o desfrutar dessas coisas, eternamente.
Uma longa vida física, cheia de dificuldades, sofrimentos e insatisfações; viver até uma idade avançada sem alegria ou esperança – não é uma longa vida, no sentido bíblico. Tal história, é, na verdade uma forma de morte.
Vida, no sentido bíblico, é algo imensamente valioso de se possuir, e ela nos é prometida com a condição de que respeitemos a Grande Lei – buscando maior conhecimento sobre Deus e colocando-O em primeiro lugar em nossas vidas. ”
Tradução de excertos de Make your life worth wile, de Emmet Fox, Harper & Brothers Publishers, New York (1942). Texto compartilhado exclusivamente para estudo e uso pessoal.

Nenhum comentário:
Postar um comentário