quarta-feira, 8 de outubro de 2025

A atmosfera ao redor de cada um

Dedicar-se ao bem do próximo manifesta Deus em nossas vidas.
Algumas pessoas emanam uma boa “energia”, e outras... nem tanto! Leia no texto a seguir uma das explicações para tais diferenças entre as atmosferas ao redor das pessoas. Também disponível em Pensamento Novo - Brasil.


“ O VALOR DIVINO

Para que uma pessoa cause a impressão de ser ‘elevada’, é necessário que ela tenha uma vida dedicada ao próximo. Uma pessoa causa a impressão de ser ‘mesquinha’ quando ela se torna ‘egoísta’. A ‘nobreza’ e a ‘mesquinhez’ não necessitam de explicação racional; qualquer pessoa as percebe instintivamente. Quando a pessoa procura fazer tudo ‘em benefício de si própria’, ela deixa escapar a impressão de que age mesquinhamente. Quando vemos as pessoas que procuram salvar o semelhante, ou que trabalham em prol da comunidade, da nação ou da humanidade, mesmo em detrimento do seu próprio interesse, brota em nós um sentimento de respeito por elas, pois a vida dessas pessoas é uma vida dedicada ao próximo. A vida assim dedicada ao próximo causa-nos a sensação de que ela é ‘elevada’.

Por que surge tal juízo de valor que classifica as pessoas em elevadas e mesquinhas? Isso se dá porque sabemos que a Vida é ‘Deus’, que Deus é Amor e que o amor consiste em ‘doar a vida para o bem do próximo’. Observe o que Deus está de fato dando aos homens, sem nada exigir em troca: dádivas abundantes tais como a luz e calor do sol, a provisão inesgotável de ar, as águas dos rios e oceanos… São benefícios inumeráveis. Talvez você considere a luz do sol, o ar ou a água como simples coisas materiais, mas não o são. São dádivas que Deus não se cansa de dar, sem exigir recompensa. Onde há amor, Deus Se manifesta, e somente Deus é o verdadeiro valor. ”


Excertos de Shinri, volume 2, de Masaharu Taniguchi, Nippon Kyobun Sha Co. Ltd., Tóquio (1954), a partir da tradução em português (1a edição) da Seicho-no-Ie do Brasil, São Paulo, 1984. Texto somente para estudo e uso pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário