Antigas tradições filosófico do Oriente e algumas do Ocidente, mais recentes, concluíram que a mente (ou a consciência, consciousness em inglês) é o fundamento último, o conceito unificador (pois a Mente Cósmica é indivisível e incriada) ou a base de tudo que há. A essa mesma conclusão chegaram também grandes expoentes da Física moderna. O texto abaixo considera as atividades da oração e da meditação nesse contexto, ou seja, de que só há uma única Mente Cósmica, sendo todas as demais apenas manifestações que brotam desse solo único; de que tudo está interligado. Também disponível em Pensamento Novo - Brasil.
“ SE VOCÊ SE MOVE, O UNIVERSO REAGE
Jogando-se uma pedra no mar, ela desloca um volume de água equivalente ao seu tamanho. Embora seja um volume bem pequeno, ele provoca uma vibração proporcional nos cinco oceanos, e não deixa de exercer alguma influência. Do modo semelhante, todos os atos, pensamentos e palavras sempre acabam exercendo alguma influência no Universo inteiro. Em verdade, ‘se eu me movo, o Universo se move, se eu oro, o Universo me responde’. Não só o movimento da matéria, mas também o movimento da mente influi sutilmente em todas as coisas do Universo, alterando a posição dos átomos em todos os lugares e modificando a relação entre as pessoas. Em consequência disso, todos os acontecimentos mudam de rumo, muda-se o destino.
Fazer ‘oração’ ou ‘meditação’* é como lançar, no ‘oceano da mente’ do Universo, um projétil de ‘pensamento’ concentrado. O reverso do ‘Universo material’ é o ‘Universo mental’, e o aspecto do ‘Universo material’ é determinado pelo projeto emanado do ‘Universo mental’; portanto, se o pensamento mudar, o aspecto do ‘Universo material’ também se modificará. Algo que exerce uma grande influência sobre o ‘Universo mental’ é a oração; por isso, nada é mais poderoso que a ‘oração’ (ou a meditação*).
Nota do compilador:
* O método de meditação adotado no Movimento Seicho-no-Ie, fundado por Masaharu Taniguchi (1893-1985), autor deste artigo, é o Shinsokan (“Contemplação do conceito ou ideia de Deus”).
Excertos de Shinri, volume 2, de Masaharu Taniguchi, Nippon Kyobun Sha Co. Ltd., Tóquio (1954), a partir da tradução em português (1a edição) da Seicho-no-Ie do Brasil, São Paulo, 1984. Texto somente para estudo e uso pessoal.

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