domingo, 23 de março de 2025

Escolhendo os pensamentos

Vejamos sempre o lado positivo das pessoas e coisas.
Um artigo sobre o potencial criador, para o bem ou para o mal, e tanto para cada pessoa como para a humanidade em geral, das escolhas que fazemos dos nossos pensamentos e reações ao ambiente que nos cerca. Também disponível em Pensamento Novo - Brasil.


 “ MENTALIZAR É REALIZAR

A atitude assumida pela maioria das pessoas perante o mundo está voltada para a direção contrária à conquista da felicidade. Assim como os jornais privilegiam noticiar o lado negativo da sociedade – crimes, corrupção –, a maioria das pessoas prefere comentar os males, voltando a atenção para o aspecto negativo da vida. Assim, gravam na mente subconsciente a existência dessa parte condenável da sociedade e, com isso, estimulam a atividade criadora do subconsciente a concretizar aquilo que foi gravado. Essa é a causa da presença permanente do mal na nossa sociedade. É muito difícil evitar o aparecimento do mal quando só se fala dele. É quase impossível extirpar a doença a uma pessoa que vive se lamuriando, falando constantemente sobre sua dor. Não se consegue evitar os problemas quando a única preocupação é o surgimento deles. Mentalizar é realizar. Devemos, pois, mentalizar apenas coisas boas.

Expulsemos os pensamentos sombrios. Não fiquemos pensando na doença. Não estimulemos o receio do fracasso. Nossa essência Divina é perfeita, mas quando somos dominados pela mente sombria, os acontecimentos negativos se aproximam. A doença não abandona a pessoa que vive pensando nela. E quem prevê o fracasso acaba sendo vítima de um ‘ato falho’, inconsciente, que vai na realidade originar o fracasso.

Não cultive o pessimismo e o negativismo em sua mente, pois eles são o ímã que atrai de maneira inexorável tudo de negativo e pessimista que há em redor. Um pequeno acontecimento, que a uma pessoa alegre e otimista não causa maiores preocupações, pode provocar um grande choque e até destruir a saúde de quem tenha a mente sombria e pessimista. Numerosas doenças aparecem dessa forma. Para melhorar as circunstâncias, é preciso otimizar a origem básica de tudo, que é a mente. ”


Excertos de Shinri, volume 10, de Masaharu Taniguchi, Nippon Kyobun Sha Co. Ltd., Tóquio (1958), a partir da tradução em português (1a edição) da Seicho-no-Ie do Brasil, São Paulo, 1990. Texto somente para estudo e uso pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário