sexta-feira, 17 de maio de 2024

Realidade absoluta e realidade relativa

Enxergando o mundo além da ilusão do materialismo.
A visão fundamental de mundo predominante hoje em dia, o materialismo, considera que o mundo físico é que é a realidade última, absoluta; que tudo (incluindo a própria vida, pensamentos, sentimentos etc.) emerge daí ou pode ser reduzido a ou explicado por interações de constituintes físicos. Inúmeros dificuldades em propor explicações aceitáveis a várias questões científicas ou a questões de conduta ética humana se resolvem facilmente. se considerarmos a dimensão mental, transcendente, como a verdadeira origem de tudo que há, o “solo” de onde tudo emerge. Que ela representa a realidade absoluta, eterna, atemporal, se manifestando de infinitas formas como realidade relativa, transitória. Esse conceito, que concorda muito bem com os melhores conhecimentos da Mecânica Quântica e da Neurociência, se estudado e internalizado em nossa mente subconsciente, pode purificar nossos padrões mentais das ilusões perniciosas do materialismo... o que se reflete em maior harmonia em todos as áreas da vida humana. Essa é a exortação do texto abaixo, também disponível em Pensamento Novo - Brasil.

 

“ RECONHECENDO APENAS A EXISTÊNCIA DE DEUS, QUE É UNICAMENTE BEM

Somente Deus e a Sua criação são existências reais. Creia nisso! E creia unicamente na existência do ‘bem’, pois todas as criaturas de Deus são necessariamente ‘boas’. As coisas más, por mais que pareçam existir, afinal são irrealidades. Não devemos ceder à sugestão hipnótica do mágico chamado ‘pensamento coletivo da humanidade’, que mostra coisas inexistentes como se realmente existissem. O que não existe, por mais que pareça existir, não existe.

Certa vez, vi pela televisão um número de ilusionismo, no qual um mágico da Índia ‘decapitou’ uma linda moça, ali mesmo no palco. Mas a moça que parecia ter sido decapitada reapareceu no palco minutos depois, toda charmosa e sem nenhum ferimento, cumprimentando o público. Os males são como aquela mágica. Por mais que você pareça sofrer desgraça ou pareça estar doente, na verdade, na verdade, essas coisas não existem, e não passam de situações em que você se encontra hipnotizado pelo hipnotizador chamado ‘pensamento coletivo da humanidade’.

Como este mundo é um ‘mundo da projeção da mente’, enquanto o pensamento da grande maioria dos homens não mudar, não há como melhorar a atual situação do mundo. Enquanto persistir o princípio materialista de que ‘sem conquistar cada vez mais as posses materiais não poderemos ser felizes’, os homens continuarão a lesar uns aos outros, fazendo desenrolarem-se horríveis cenas de violência, que diariamente constituem notícias dos jornais. E as nações continuarão provocando as grandes tragédias das guerras, com suas destruições e carnificinas. É realmente lamentável, mas aquele que continua com o pensamento materialista e não modifica a sua mente, terá de continuar vivendo num mundo desumano, que é o ‘mundo manifestado como projeção de sua própria mente’. Enquanto a mente da grande maioria dos homens não se afastar das ‘coisas materiais’ para se voltar para as ‘coisas espirituais’, a humanidade terá de continuar a passar por essa fase de sofrimentos.

Por conseguinte, nós que tivemos o privilégio de conhecer esta verdade antes que a maioria, temos de nos esforçar no sentido de divulgá-la pelo mundo todo, e contribuir para que a mente da maioria da humanidade abandone o pensamento materialista e volte-se para o pensamento espiritualista. Esta é a nossa missão, nossa obrigação! ”


Excertos de Nyoi Jizai no Seikatsu 365 sho, de Masaharu Taniguchi, Nippon Kyobun Sha Co. Ltd., Tóquio (1977), a partir da tradução em português (7a edição, volume 1) da Seicho-no-Ie do Brasil, São Paulo, 1997. Texto somente para estudo e uso pessoal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário