sexta-feira, 29 de março de 2024

Um ímã para a amizade

Fazendo novos amigos como resultado de tornar feliz o próximo.
Buscar e procurar por novos amigos... ou se tornar um amigo? Essa última atitude é que é apresentada neste pequeno texto. Também disponível em Pensamento Novo - Brasil.


“ FAZENDO AMIGOS

Se você deseja ter um bom amigo, é necessário, em vez de procurá-lo, orar sinceramente a Deus, assim: ‘Ó Deus, ensinai-me como poderei tornar feliz o meu próximo.’ E pensar seriamente sobre algum modo de proceder para tirar o sofrimento das pessoas e dar-lhes felicidade, ainda que pequena. Em seguida, coloque em prática, sem falta, a ideia que vier à sua mente, por mais insignificante que pareça. A partir dessa prática, surgirão amigos realmente sinceros. Você não deve se queixar da falta de amigos, se, antes, nada tenha oferecido aos seus semelhantes. Desde que você esteja distribuindo amizade ao próximo, sem dúvida, essa amizade retornará a você através de uma pessoa indeterminada. Porém, se você oferecer afeto a uma pessoa determinada, com intenção de conseguir seu afeto, pode acontecer que você não seja correspondido por ela. Você não deve pensar em amarrar uma pessoa com os laços do seu afeto. Não se deve amarrar os outros com o seu afeto. ”


Excertos de Shinri, volume 9, de Masaharu Taniguchi, Nippon Kyobun Sha Co. Ltd., Tóquio (1958), a partir da tradução em português (2a edição) da Seicho-no-Ie do Brasil, 1983. Texto somente para estudo e uso pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário