segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Voltando a mente para a Essência divina fundamental

Extinguimos o mal através da correção de nossos padrões mentais.
Partindo do conceito de que o mundo visível, físico, e tudo que ele contém, consiste de manifestação de padrões mentais (ou seja, a 'mente' precede a matéria), o Dr. Masaharu Taniguchi (1893-1985) apresenta neste texto alguns procedimentos práticos, visando corrigir ou dissolver as manifestações dos padrões mentais negativos (também conhecidos como 'mal') em nossas vidas. Também disponível em Pensamento Novo - Brasil.

 

“ EXTINGUINDO O MAL

Negue a ideia de que o mal existe e que possui força concreta. Mas de nada adiantará você pensar que ‘o mal não existe’, e ficar à toa, sem saber o que fazer, permitindo que o mal se alastre. Mentalize assim: ‘O mal não existe originariamente, e, portanto, não possui força concreta. E eu não temo o que não existe de verdade. Acredito no princípio único do bem, ou seja, na verdade de que existe unicamente o bem. Diante do bem, o mal se extingue por si mesmo.’ Desse modo, serenando a mente e com a firme convicção de estar junto com Deus, empenhe-se em suas atividades, seguindo a orientação da sabedoria de Deus. Faça também a seguinte mentalização: ‘Estou junto de Deus. Portanto já não existe em mim nenhum temor, nenhum rancor e nenhum complexo de inferioridade. Não tenho medo de nada. Amo todas as pessoas; por isso, sou também amado por todos. O amor é invencível. Diante do amor, não há inimigos, pois tudo e todos se tornam aliados.’ Mentalizar é o mesmo que orar. Como resultado, ocorre um ‘movimento natural’ (que parte de você mesmo e dos outros), o qual conduz à solução dos problemas.

Você deve negar categoricamente as forças do mal. Todas as coisas e todos os fatos são manifestações da mente. Por isso, negar no mundo mental a existência do mal é de fundamental importância para extirpá-lo do mundo fenomênico [Nota do compilador: mundo físico]. Negar a existência do mal não significa pensar meramente, ‘O mal parece existir, mas não existe de verdade’, e ficar de braços cruzados. É preciso mentalizar concentradamente: ‘O mal parece existir, mas não existe. O que existe de verdade é o bem. O bem é a Existência Verdadeira, e certamente ele se manifestará.’ Mas não se limite a mentalizar, sem tomar nenhuma medida concreta. Ao surgir em seu coração o impulso de fazer algo, atenda-o com a mente dócil, e coloque-o em prática. Suponha que surja em sua vida alguém que o trate mal. Nesse caso, você deve mentalizar: ‘Fulano, aparentemente você surgiu na minha vida para ser hostil comigo e me tratar mal. Mas, na verdade, você é bom, é um filho de Deus, é personificação do amor. Portanto, você jamais me fará sofrer.’ E trate essa pessoa conforme o sentimento que for suscitado por essa mentalização. Se você fizer a mentalização com toda sinceridade, tudo evoluirá conforme foi mentalizado. ”


Excertos de Shinri, volume 7, de Masaharu Taniguchi, Nippon Kyobun Sha Co. Ltd., Tóquio (1956), a partir da tradução em português (1a edição) da Seicho-no-Ie do Brasil, 2010. Texto somente para estudo e uso pessoal.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário