Um texto sobre algumas características identificadoras do verdadeiro amor (o amor incondicional). Também disponível em Pensamento Novo -Brasil.
“ O QUE É O VERDADEIRO AMOR?
O amor sabe suportar. A característica do amor é a perseverança. Aquele que logo perde a paciência e abandona um propósito, possui pouco amor. No amor verdadeiro não há ciúme. Tem-se ciúme quando há o desejo de manter exclusivamente para si, e isso não é o verdadeiro amor. O amor jamais procura exibir-se. O amor é sereno. Uma paixão ardente que logo se extingue não é o amor verdadeiro. Este é aquele que vivifica o próximo com serenidade e perseverança, sem jamais perder a esperança. O amor nunca é desespero. Desespera-se aquele que não está amando verdadeiramente o próximo. Quando o amor é profundo, jamais se perde a esperança no próximo. O amor não considera como reais as imperfeições do mundo físico. O amor vê a perfeição da essência divina. O amor jamais amarra o próximo. O amor liberta, porém não abandona. Amar é orar pelo bem do próximo. ”
Excertos de Shinri, volume 9, de Masaharu Taniguchi, Nippon Kyobun Sha Co. Ltd., Tóquio (1958), a partir da tradução em português (2a edição) da Seicho-no-Ie do Brasil, 1983. Texto somente para estudo e uso pessoal.

Nenhum comentário:
Postar um comentário