Partindo do conceito de “pensamento” como excitação ou atividade vibratória da mente, o Dr. Emmet Fox explica a questão do “mal”. Também disponível em Pensamento Novo - Brasil. Um outro texto sobre a importância prática de selecionarmos os nossos pensamentos para sanar a manifestação do mal em nossas vidas, pode ser lido aqui.
“ O QUE ACONTECE COM O MAL?
O que é o mal? Você sabe que ele é uma falsa crença sobre os filhos perfeitos de Deus ou sobre o Seu universo perfeito. Uma falsa crença precisa receber energia através de uma carga de medo, caso contrário ela não produz nenhum efeito. Uma declaração ou sugestão negativa na qual não acreditamos, e portanto não tememos, não pode nos atingir. Todas as nossas dificuldades são causadas por pensamentos negativos na parte subconsciente das nossas próprias mentes, consistindo cada um de tais pensamentos de uma falsa crença e de uma carga de medo.
Todos vocês sabem que a oração cura destruindo o mal, mas algumas vezes as pessoas perguntam, ‘O que acontece com o mal? Para onde ele vai?’
É fácil compreender a resposta a essa questão quando você sabe que qualquer pensamento não é nada mais que uma vibração da mente. Bons pensamentos são vibrações mais elevadas e mais apuradas, e pensamentos negativos são vibrações mais baixas e mais grosseiras. A vibração é tudo em que consiste o pensamento. A oração interrompe a vibração da mente em um determinado ponto – ela pára aquela vibração – e aquilo é terminado. Sem dúvida você já deve ter visto e ouvido um ‘diapasão de garfo’ vibrando, assim produzindo uma certa nota. Pare a vibração com seu dedo e a nota cessa. O que aconteceu com a vibração? Ela era apenas um movimento, e aquele movimento foi interrompido. É isso.
Se nós formos suficientemente tolos para repetir os erros que ocasionaram o nosso problema, se nós nos entregarmos de novo ao medo, censura, autopiedade, e assim por diante, obviamente nós iniciamos uma vibração e teremos de novo o nosso problema; mas isso não significa o ‘retorno’ do antigo problema, e sim uma cópia nova em folha.
Não existe garantia de saúde e felicidade, a não ser através de treinarmos a nós mesmos para pensar somente pensamentos harmoniosos.
É a sua conduta mental que define os traços da sua vida. ”
Tradução de excertos de Make your life worth wile, de Emmet Fox, Harper & Brothers Publishers, New York (1942). Texto somente para estudo e uso pessoal.
Ilustração disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/33/Tuning_Fork_%28PSF%29.png

Nenhum comentário:
Postar um comentário