“ Tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-o também vós a eles. Mateus 7:12
A primeira coisa que você aprende é que não se pode mudar ninguém, apenas a si mesmo. A mensagem de Mateus tem um significado superficial e outro mais profundo: tudo que você quiser que as pessoas pensem a seu respeito, pense você em relação a elas; tudo que quiser que as pessoas sintam a seu respeito, sinta você em relação a elas. Aja com as pessoas do modo como deseja que elas ajam com você. Essa passagem bíblica é o segredo para relacionamentos humanos felizes em todos os níveis sociais. Você presta atenção na sua ‘conversa interior’? Por exemplo, talvez você seja educado e gentil com alguém em seu ambiente de trabalho; no entanto, quando essa pessoa vira as costas, pensa nela de um modo muito ressentido e crítico. Tais pensamentos negativos são altamente destrutivos para você. É como se envenenar. Você está, na verdade, tomando um veneno mental que lhe rouba vitalidade, entusiasmo, força, orientação e boa vontade. A sugestão que você dá a alguém, dê a si mesmo. Pergunte-se: ‘Como estou me comportando interiormente em relação a essa pessoa?’ Essa atitude interior é o que conta. Comece a se observar, preste atenção na sua reação a pessoas, situações e circunstâncias. Como você reage aos eventos e notícias do dia? Não faria diferença se todas as pessoas estivessem erradas e apenas você estivesse certo, porque seu mau humor o teria afetado e lhe roubado paz e harmonia. Você não tem de reagir negativamente a notícias ou comentários que ouve. Pode permanecer impassível, inalterado e equilibrado por compreender que os outros têm direito às suas manifestações e crenças. O que nos afeta nunca é o que alguém diz ou faz; o que importa é nossa reação ao que é dito ou feito.
(…)
Você é a causa de sua própria raiva. Se alguém o chamou de tolo, por que você deveria se aborrecer? Você sabe que não é tolo. A outra pessoa está, com certeza, muito perturbada mentalmente; talvez tenha perdido o filho durante a noite ou não esteja bem, psicologicamente. Tenha compaixão por ela em vez de condená-la. Compreenda que a Paz de Deus preenche sua mente e que o Amor de Deus flui por ela; dessa maneira, você estará praticando a Regra Áurea. Estará se identificando com a lei da bondade, da verdade e da beleza, e não com a raiva e o ódio. Você condenaria uma pessoa que teve tuberculose? Não, não condenaria. Com toda a probabilidade, se ela lhe contasse isso, você se conscientizaria da Presença de Deus, da harmonia e da perfeição onde existe o problema – isso seria compaixão. A compaixão é a Sabedoria de Deus operando na mente humana, manifestada quando perdoamos todas as pessoas e vemos Deus nelas. Uma pessoa cheia de ódio, rancorosa, invejosa, ciumenta e que diz coisas mesquinhas, detestáveis e escandalosas está muito doente psicologicamente. Ela está tão enferma quanto alguém que tem tuberculose. Como você reagirá a ela? Onde está sua verdade? Onde estão sua sabedoria e sua compreensão? Você dirá ‘Faço parte do rebanho, reajo à altura; respondo com rancor ao rancor, com ódio ao ódio e com raiva à raiva’? Não, você vai afirmar: ‘Esta não é a Unidade Infinita agindo por meu intermédio. Deus vê apenas perfeição, beleza e harmonia. Portanto, vejo como Deus vê.’ Lemos na Bíblia, em Habacuque 1:13: ‘Tu que és tão puro de olhos que não podes ver o mal, e a opressão não podes contemplar.’ Veja todos os homens e mulheres como Deus os vê. Quando nossos olhos estão identificados com a beleza, não contemplamos a imagem distorcida. ”
Tradução de excertos de Magic of Faith, de Joseph Murphy (1898-1981), Willing Publishing Company, P.O. Box 51, San Gabriel, California, EUA, 1954. Compartilhado somente para leitura e estudo pessoal.

Nenhum comentário:
Postar um comentário