domingo, 28 de maio de 2023

Progredindo em nosso aprendizado

 

Como avaliar o nosso grau de compreensão da Verdade?

Como avaliar o nosso grau de compreensão e de conscientização da Verdade? O Dr. Emmet Fox (1886-1951) oferece aqui uma solução direta e clara a esse problema.

 

“ UMA TURMA ADIANTADA

Muitas pessoas gostariam de frequentar o que elas chamam de uma turma adiantada em metafísica*; e será interessante que examinemos brevemente essa ideia.

Nas turmas regulares de metafísica*, ensina-se que Deus é o único poder, e que o mal não possui substância; que nós produzimos nosso próprio destino através dos nossos pensamentos e crenças; que as circunstâncias não importam quando oramos; que o tempo e o espaço são ilusões humanas; que há uma solução para cada problema; que o homem é filho de Deus e que Deus é o perfeito bem; que Jesus Cristo é aquele que ensinou a verdade sobre Deus em sua totalidade, e que a demonstrou na prática.

Logo que o estudante tenha alcançado uma compreensão intelectual correta desses fatos, e tenha-os assimilado – ao menos parcialmente – a única coisa que lhe resta é aprimorar o seu entendimento através de sua demonstração na prática. Esse, é claro, é a tarefa com a qual todos nós nos defrontamos.

Assim, nós vemos que o verdadeiro curso avançado é aquele que nós ministramos a nós mesmos através de demonstrações** sobre os problemas práticos da vida cotidiana – obtendo saúde, harmonia e liberdade.

Toda vez que nós superamos uma dificuldade através do conhecimento da Verdade sobre ela, Deus nos ensina algo novo e de valor inestimável, que não poderia ter sido expresso em palavras ou em um livro.

Nós deveríamos todos começar a participar da turma adiantada agora mesmo, pela prática regular e constante da Presença de Deus.
 

 … a fé sem as obras é morta… (Tiago 2:20).  ”

 

Tradução de excertos de Make your life worth wile, de Emmet Fox, Harper & Brothers Publishers, New York (1942). Texto somente para estudo e uso pessoal.


Notas do tradutor:

* O termo “metafísica” (metaphysics), conforme usado no Movimento Pensamento Novo (New Thought Movement) em geral, não corresponde exatamente ao uso em terminologia filosófica; indica o estudo da dimensão espiritual ou divina originadora, imanente e transcendente ao mundo físico, como vivência espiritual, com efeitos positivos e transformadores, não apenas no aspecto espiritual e psicológico do indivíduo, mas refletindo-se também em todos os aspectos de sua vida prática cotidiana.

** “Demonstração” (demonstration), refere-se à aplicação prática na vida cotidiana das leis mentais e dos conhecimentos sobre a dimensão espiritual ou divina da vida, transcendente ao, e imanente no universo.



Ilustração disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/e0/Classroom_with_students_and_teachers_-_NARA_-_285702.jpg/799px-Classroom_with_students_and_teachers_-_NARA_-_285702.jpg

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário