segunda-feira, 8 de maio de 2023

O tecido da vida

 

Analogia entre a história de vida de cada pessoa e um tapete persa.

Um pequeno ensaio sobre os diferentes níveis de percepção da nossa história de vida que podemos chegar a desenvolver, à medida que amadurecemos espiritualmente. Também disponível em Pensamento Novo - Brasil.


“ O TAPETE PERSA

Aqueles que sentem-se perplexos ante as dificuldades e aparentes incoerências da vida deveriam se lembrar de que, no presente momento, nós temos somente uma vista parcial das coisas; e de que uma vista parcial de qualquer coisa nunca nos mostra como a coisa realmente é. A qualquer momento, nós enxergamos apenas uma determinada parte do todo, e mesmo assim de forma distorcida, devido à nossa falta de entendimento.

Se você mostrasse a um esquimó um número qualquer de fotos de partes de um cavalo, mas nunca uma foto do cavalo inteiro, ele nunca saberia qual o verdadeiro aspecto de um cavalo.

A antiga comparação com um tapete persa é excelente. Diz-se que se você visse somente a parte inferior de um desses tapetes, ele pareceria ser uma mistura confusa e incompreensível de linhas e cores, sem qualquer beleza ou lógica. Isso, entretanto, porque você não conhecia a solução. Se você virasse o tapete, você o veria pelo lado correto, identificaria os desenhos, e reconheceria que todas aquelas linhas caóticas estavam na verdade produzindo um todo, belo e coerente.

Assim é com a vida. Um dia (quando tivermos suficiente crescimento espiritual), nós chegaremos a compreender que as várias linhas que compõem a nossa vida, os acontecimentos à primeira vista desconexos, os aparentes acidentes, são, na verdade, parte de um desenho ordenado e belo; o alicerce de algo esplêndido que nós estamos continuamente tecendo para Deus.

Não julgueis segundo a aparência, mas segundo o reto julgamento. (João 7:24) ”


Tradução de excertos de Make your life worth wile, de Emmet Fox, Harper & Brothers Publishers, New York (1942). Texto somente para estudo e uso pessoal.


Ilustração disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/71/Ardabil_Carpet.jpg

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário