Em um breve texto, o Dr. Masaharu Taniguchi (1893-1985) relembra-nos de que o nosso desenvolvimento espiritual, na verdade, pode ser avaliado pelo grau de conscientização que chegamos a atingir de que, em essência, somos todos uma só Vida. Também disponível em Pensamento Novo - Brasil.
“ O DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL
É comum que julguemos ser a humanidade um grupo de seres isolados; porém, na verdade, o chamado ‘indivíduo isolado’ não existe em parte alguma. Todo indivíduo está integrado ao todo. Portanto, se a sua ação individual resultar na infelicidade do outro, ele próprio será infeliz. As pessoas podem ou não ser felizes: tudo depende da maneira com que elas se harmonizam com o todo. Uma simples expressão de aborrecimento no rosto da esposa ou do marido já serve para dar início à infelicidade. Eu e o outro somos, originariamente, um único ser, manifestando em forma individualizada o Espírito imanente no Universo.
Quanto mais é ampliado o sentimento de unidade, mais cresce o grau de compreensão de uma pessoa, o que indica o seu progresso espiritual. Deixando para trás a fase em que a sua meta era apenas a própria felicidade, o indivíduo passa à fase seguinte, em que tem em mira a felicidade do casal ou da família. Numa fase posterior, desejará a felicidade da humanidade inteira. Assim, é passo a passo que se desenrola a autoexpansão e o autoconhecimento. ”
Excertos de Shinri, volume 10, de Masaharu Taniguchi, Nippon Kyobun Sha Co. Ltd., Tóquio, a partir da tradução em português da Seicho-no-Ie do Brasil, 1990. Texto somente para estudo e uso pessoal.

Nenhum comentário:
Postar um comentário