sexta-feira, 21 de abril de 2023

"Não terás outros deuses diante de mim"

Somente Deus e o que vem de Deus é realidade absoluta.
A partir de interpretação filosófica aprofundada dessa citação bíblica (considerando uma cosmovisão monista-espiritualista  e as leis mentais), o Dr. Masaharu Taniguchi enfatiza, no texto a seguir, a importância de direcionarmos constantemente nossos pensamentos para Deus e para o bem. Também disponível em Pensamento Novo - Brasil.


“ EXPULSEMOS AS ‘IRREALIDADES’

‘Não terás outros deuses diante de mim’* – esse mandamento de Deus revelado a Moisés deve ser interpretado no seguinte sentido: ‘Não deveis adorar, considerando como existências reais, outras coisas que não sejam boas e perfeitas. Possuem existência real somente Deus e o que vem de Deus. Portanto, não se deve pensar que existem outras coisas além do bem e da perfeição, isto é, as doenças ou as infelicidades, que são coisas más e imperfeitas.’

Admitir a existência de coisas imperfeitas e más é o mesmo que admitir a existência de outras coisas além de Deus e Sua criação perfeita; é o mesmo que adorar outras coisas além de Deus; e isso nos leva à oração incorreta. Devemos expulsar o ‘irreal’, reconhecer aquilo que é ‘existência real’ e mentalizar que essa ‘existência real’ já está aqui, agora. Assim é a oração correta. As palavras mentalizadas na oração correta expulsarão todos os males, os quais são ‘irrealidades’, e consequentemente desaparecerão a pobreza e as desarmonias do lar e do escritório.

Ao ódio, responda com amor. À maldição, responda com bênção. Assim é a oração correta. Não lute contra o mal fenomênico, considerando-o realidade. O mal fenomênico não passa de aparência. Mentalize que ‘a realidade é boa e perfeita’ e solucione adequadamente as questões fenomênicas, fitando a ‘realidade perfeita’.

‘Não olhar os males fenomênicos’ não é o mesmo que ‘não tomar nenhuma providência’. Se enfrentarmos o adversário considerando-o um inimigo poderoso, ficaremos imobilizados pelo medo e seremos derrotados. Mas, se lutarmos pensando que o inimigo é irreal e desaparecerá certamente, aumentará a nossa coragem e venceremos. Da mesma forma, se acreditarmos que as ‘más situações’ manifestadas no mundo fenomênico desaparecerão infalivelmente porque são irrealidades, com naturalidade teremos boas ideias, e conseguiremos tomar medidas acertadas. ”
 

Excertos de Kibo wo Kanaeru 365 Sho, de Masaharu Taniguchi, Nippon Kyobun Sha Co. Ltd., Tóquio (1965), a partir da tradução em português da Seicho-no-Ie do Brasil, 1983. Texto somente para estudo e uso pessoal.

Nota:
* Êxodo 20:3.

 

Um comentário: