quinta-feira, 29 de dezembro de 2022

Conhecendo as leis da mente

 

Vamos conhecer as leis da mente, e expressar Deus em nossas vidas!

Assim como nos ensinaram grandes líderes espirituais, místicos, filósofos e sábios ao longo dos séculos, a Mente Divina ou Cósmica é o fundamento absoluto do Universo; nós somos expressão dessa Mente Divina, e nossas mentes são, por assim dizer, suas extensões, e nós nos expressamos e criamos tudo em nossas vidas de forma equivalente ao processo criador usado pela própria Mente Divina; tudo em nossa vida é reflexo de estados mentais. E, da mesma forma que os fenômenos físicos obedecem a leis, a mente também atua seguindo certas leis. Vejamos, a seguir, um pequeno resumo dessas leis, compilado a partir dos escritos do Dr. Emmet Fox; ele dizia que nós somos todos seres mentais, então… vamos conhecer as leis da mente! Boa leitura! Também disponível em Pensamento Novo - Brasil.

1a Lei: A Lei da Substituição

Há algumas grandes leis que governam todo o pensamento, assim como há algumas leis fundamentais em química. Sabemos que o controle do pensamento é a chave do destino, e para aprender o controle do pensamento temos de conhecer e compreender essas leis.

Uma das grandes leis mentais é a Lei da Substituição. Isso significa que a única maneira de livrar-se de um pensamento qualquer é substituí-lo por outro. Não se pode pôr diretamente de lado um pensamento; só se pode fazer isso substituindo-o por outro. Se eu lhe disser ‘Não pense na Estátua da Liberdade’, é claro que imediatamente você vai pensar nela. Se você disser ‘Não vou pensar na Estátua da Liberdade’, já estará pensando nela. Mas se você se interessar por outra coisa qualquer, vai esquecer a Estátua da Liberdade – esse é um exemplo de substituição.

Quando lhe ocorrerem pensamentos negativos, não lute contra eles, mas pense em algo positivo. De preferência pense em Deus, mas se isso for difícil naquele momento, volte sua atenção para algo bem diferente.
 

'Eu, porém, vos digo: não resistais ao mal...'   (Mateus 5:39).
 

'Não! Com Deus estão a sabedoria e a força; Ele tem conselho e entendimento.'   (Jó 12:13).

-------------

2a Lei: A Lei do Relaxamento

Outra grande lei mental é a Lei do Relaxamento. Em todo trabalho mental, o esforço derrota a si mesmo. É justamente o oposto do que acontece no plano físico, mas isso não chega a nos surpreender, porque sabemos que em muitos casos as leis da mente são o reverso das leis da matéria.

No plano físico, quanto mais forte você pressionar uma broca, mais depressa ela perfura a madeira. Quanto mais forte você martelar um prego, mais rápido ele entra na parede. Mas qualquer tentativa de pressão mental esta destinada ao fracasso, porque a mente para de trabalhar de forma criadora no momento em que a pressão começa. Quando você tenta forçar as coisas mentalmente, quando tenta apressar-se mentalmente, seu poder criador simplesmente cessa.

Em qualquer trabalho mental, fique relaxado, suave e calmo, pois o esforço derrota a si mesmo.

'... na tranquilidade e na confiança está a vossa força...' (Isaías 30:15).

-------------

3a Lei: A Lei da Atividade Subconsciente

Assim que o subconsciente aceita uma ideia qualquer, ele começa imediatamente a tentar colocá-la em ação. Usa todos os seus recursos (que são muito maiores do que se supõe) para esse fim. Usa todo o conhecimento que você acumulou, a maior parte do qual você esqueceu totalmente, para conseguir seu propósito. Mobiliza os muitos poderes mentais que você possui, a maioria dos quais você nunca usa conscientemente. Usa a energia ilimitada da mente. Alinha todas as leis da natureza que operam dentro e fora de você, para alcançar sua meta.

Às vezes, ele obtém sucesso imediatamente. As vezes, demora um pouco; às vezes, demora muito; porém, se a coisa não for inteiramente impossível, o subconsciente vai consegui-la — uma vez tendo aceito a ideia.

Essa lei funciona para as boas e as más ideias. Essa lei, quando usada negativamente, traz doença, problemas e fracassos; quando usada positivamente, traz a cura, a liberdade e o sucesso. Nós damos as ordens o subconsciente faz o trabalho.
 

'... mas os retos trata com intimidade.' (Provérbios 3:32).

-------------

4a Lei: A Lei da Prática

A prática faz a perfeição – esse conhecido provérbio define uma das grandes leis da natureza humana e, sendo uma lei, em circunstância nenhuma ela falha. Simplesmente não existe sucesso sem prática, e quanto maior a prática, se for feita de maneira inteligente, maior a eficiência e mais rápido ela pode ser obtida. Isso funciona para qualquer tipo de iniciativa humana concebível. A prática é o preço da eficiência.

Na prática metafísica, os efeitos dessa lei são particularmente impressionantes. O controle do pensamento é uma questão apenas de prática inteligente. E a verdadeira religião pode ser definida como a Prática da Presença de Deus.
 

'... sejais agentes da palavra, e não apenas ouvintes...'  (Tiago 1:22).

-------------

5a Lei: A Lei do Perdão

Existe uma lei mental inescapável, segundo a qual você tem de perdoar os outros se quiser superar suas dificuldades e fazer progresso espiritual.

A importância vital do perdão talvez não seja óbvia à primeira vista, mas você pode ter certeza de que não é por acaso que todos os grandes mestres espirituais, desde Jesus Cristo até o mais humilde, insistiram muito nisso.

Você deve perdoar as ofensas não apenas com palavras, mas em seu coração – e isso é tudo. Você deve fazer isso por sua própria causa, não por causa da outra pessoa. O ressentimento, a condenação, a raiva e o desejo de ver alguém castigado são coisas que corroem sua alma. Tais coisas prendem seus problemas a você e acorrentam-no a muitos outros problemas que na verdade nada têm a ver com as queixas originais.

'Não pagando mal por mal, ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança.'   (I Pedro 3:9).

-------------

6a Lei: A Lei da Dupla Estrutura do Pensamento

Todo pensamento é constituído de dois fatores: conhecimento e sentimento. Um pensamento consiste em um item de conhecimento com uma carga de sentimento, e é o sentimento apenas que dá força ao pensamento. Independentemente de quão importante ou magnífico seja o conteúdo de conhecimento; se não houver o sentimento, nada acontecerá. Por outro lado, não importa quão pouco significativo ou insignificante seja o conteúdo de conhecimento; se houver uma grande carga de sentimento, alguma coisa acontecerá.

Não faz diferença se o conteúdo de conhecimento está correto ou não, contanto que você acredite que ele está correto. Lembra-te: o que importa é o que realmente acreditamos. Um relatório sobre um assunto qualquer pode ser mentiroso; mas se você acreditar, ele terá o mesmo efeito que teria se fosse verdadeiro; e esse efeito vai depender também da qualidade do sentimento ligado a ele.

Quando compreendemos essa lei, vemos a importância de aceitar a Verdade com alegria em todas as fases de nossa experiência.
 

'Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria...'   (Salmos 16:11).

-------------

7a Lei: A Lei do Crescimento


Aquilo em que você pensa, cresce. Este é um ditado oriental que resume muito bem a maior e mais fundamental de todas as leis da mente. Aquilo em que você pensa, cresce. O que quer que você permita ocupar sua mente, será aumentado em sua vida. Seja bom ou mau o assunto de seu pensamento, a lei funciona e a condição se acentua. Qualquer assunto que você mantém longe da mente tende a diminuir em sua vida, porque o que não é usado se atrofia.

Quanto mais você pensar em suas queixas ou nas injustiças que sofreu, mais problemas terá; e quanto mais pensar na boa sorte que teve, mais boa sorte lhe advirá.

Esta é a lei básica, fundamental e totalmente abrangente, e na realidade todo ensinamento psicológico e metafísico é pouco mais que considerações sobre esta lei.

Aquilo em que você pensa, cresce.
 

'Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de bom-tom, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.' (Filipenses 4:8).    "

                                                                      ***

Excertos da compilação de escritos de Emmet Fox (1886-1951), Around the Year with Emmet Fox, a partir da tradução em português publicada pela Editora Record, Rio de Janeiro. Texto somente para estudo e uso pessoal.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário