sexta-feira, 24 de junho de 2022

Atingindo o autoaperfeiçoamento

 Atingindo o autoaperfeiçoamento.

Como nos tornarmos melhores, a cada dia? Um caminho seguro, assentado sobre o conceito de nossa natureza divina interior, é apontado aqui pelo Dr. Masaharu Taniguchi. Também disponível em Pensamento Novo - Brasil.

Aperfeiçoe-se, fazendo sempre um autoexame. Se você encontrar falhas, corrija-se corajosamente. Para se fazer uma autocorreção, quanto mais corajoso você for, melhor. Não se pode, no entanto, cair em excesso de autocrítica e tornar-se taciturno. Esforce-se, destemida e corajosamente, para sua autocorreção, acreditando: ‘Sou filho de Deus, e consigo dominar qualquer defeito.’

Mesmo que você erre, mesmo que caia, levante-se. Quando achar alguma falha em você, não pense nela e, tendo a mente no ‘eu filho de Deus, sem defeitos’, esforce-se para manifestar externamente esta perfeição. Este é o melhor método de autocorreção. Ao achar um defeito em você, e se apegar a isso, pensando ‘Eu não presto mesmo, não consigo sequer livrar-me do vício de fumar’, você se sentirá cada vez mais deprimido, e não conseguirá autocorrigir-se. A melhor maneira de se curar do vício de fumar é viver pensando no ‘eu sem vícios’. ”


Por Masaharu Taniguchi, In Kofuku wo maneku 365 sho (1959), a partir da tradução em português da Seicho-no-Ie do Brasil, 1976.  Texto somente para estudo e uso pessoal.





 

Nenhum comentário:

Postar um comentário