domingo, 7 de setembro de 2025

O agradecer move a roda do Bem

O cultivo da gratidão como uma força poderosa para a harmonização e o bem de todas as áreas de nossa vida. Também disponível em Pensamento Novo - Brasil.



“ GRATIDÃO A TUDO QUE ESTÁ DADO A VOCÊ NESTE MOMENTO

Antes de tudo, agradeça a Deus, que é a origem de tudo. Agradeça pelas inúmeras dádivas que você tem recebido no cotidiano. Quando fizer isso, você se qualificará para receber novas dádivas. Procure agradecer por todas as graças que lhe são oferecidas atualmente, por menores que elas sejam, tais como o ar, a água, a comida, o quarto (ainda que pequeno), o marido ou a esposa, filhos e todas as outras pessoas.

O amor de Deus é infinito e está repleto em todos os lugares, de modo que nenhuma pessoa, nenhuma força, nenhum incidente ou nenhuma dificuldade poderá separar você de Deus. Se as dificuldades surgem, é simplesmente porque a sua mente está obstruindo o canal por onde flui o amor de Deus.

Fechando os olhos e serenando a mente, mentalizemos conforme explicado a seguir, para que o majestoso e perfeito Reino de Deus manifeste-se também no mundo fenomênico [nota do compilador: mundo físico]:

‘Eu deixo agora o mundo dos cinco sentidos e entro no Reino de Deus; e, ao contemplar o majestoso e perfeito Reino de Deus, compreendo que Deus está presente em toda parte, que o amor de Deus está presente em toda parte e que a sabedoria de Deus está presente em toda parte. A paz absoluta de Deus me envolve; portanto, mesmo estando na pior das situações, não perderei a paz de espírito. O amor de Deus sempre me protege, e a sabedoria de Deus sempre me orienta; por isso, não conheço o temor. Sempre sinto a alegria radiante brotar do fundo da alma. E, como a alegria atrai mais alegria, vivo uma vida sempre cheia de alegria.’ ”


Excertos de Shinri, volume 2, de Masaharu Taniguchi, Nippon Kyobun Sha Co. Ltd., Tóquio (1954), a partir da tradução em português (1a edição) da Seicho-no-Ie do Brasil, São Paulo, 1984. Texto somente para estudo e uso pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário