domingo, 10 de março de 2024

A quintessência da autoconfiança

A máxima autoconfiança nasce da humildade de entregar-se a Deus.
Sobre os dois principais níveis da autoconfiança. Também disponível em Pensamento Novo - Brasil.


“ A VERDADEIRA AUTOCONFIANÇA NÃO É A CONFIANÇA NO ‘EU CARNAL’

Existem diversos tipos de autoconfiança. Existe aquela como a de Napoleão, que afirmou, ‘Deus domina os trovões no céu e eu domino a terra; para mim não existe impossível aqui na terra’, e também como a de Jesus que disse, ‘As obras que eu faço, não sou eu quem as faz, mas o Pai em mim faz as obras.’

Quem tem confiança apenas no ‘eu carnal’, pode temporariamente ser tão corajoso quanto um tigre, mas sua força é limitada e um dia se esgotará. ‘As obras que eu faço, não sou quem as faz.’ – assim disse Jesus, e isso demonstra um espírito infinitamente humilde. Ele se tornou ‘zero’, e quando ocorre a anulação do ‘eu’, manifesta-se a infinita força de Deus. A força de Napoleão esgotou-se finalmente, e ele foi deportado para uma ilha solitária. Jesus colocou a si próprio na cruz, com o que dominou espiritualmente o mundo inteiro. ”


Excertos de Shinri, volume 9, de Masaharu Taniguchi, Nippon Kyobun Sha Co. Ltd., Tóquio (1958), a partir da tradução em português (2a edição) da Seicho-no-Ie do Brasil, 1983. Texto somente para estudo e uso pessoal.

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário