segunda-feira, 3 de abril de 2023

Interações humanas: trabalho e negócios

Apliquemos a prática da Presença de Deus em nosso trabalho e na vida prática.

Um texto breve, considerando a importância de estendermos a prática da Presença de Deus também ao nosso trabalho e às nossas atividades práticas cotidianas. Também disponível em Pensamento Novo - Brasil.

 

“ DEUS NAS ATIVIDADES ECONÔMICAS

Uma grande parte dos chamados problemas de negócios consistem, na verdade, em negociar com outras pessoas. Toda atividade de vendas, obviamente, é negociação entre o vendedor e o comprador. E o sucesso na atividade de vendas significa conduzir essa negociação a uma finalização satisfatória a ambas as partes.

Se você está procurando uma colocação para você próprio, ou alguém para trabalhar para você, o resultado final dependerá de negociação. Você deseja encontrar a pessoa certa para preencher uma certa vaga, ou deseja ser contratado para uma certa posição, que você considera a mais conveniente para você, e em ambos os casos o resultado refere-se a negociação. Divergências e mal-entendidos ocorrem frequentemente entre empresas, ou entre empresas e clientes, e, de novo, relações harmoniosas no futuro – o que significa mais negócios – dependerão de como as atuais negociações forem conduzidas.

De fato, descobriremos que qualquer relacionamento na vida depende da habilidade de fazer ajustes pessoais harmoniosos, o que é negociação. Em assuntos como discórdias familiares ou pessoais, bem como em coisas mais comumente consideradas na categoria de negócios, chegaremos à conclusão de que o mesmo princípio se aplica com ainda maior intensidade, se isso for possível.

Note bem, o segredo para negociações perfeitas pode ser enunciado de forma muito breve. E é este: Veja Deus em ambos os lados da mesa. Declare que Deus está agindo através de ambos os lados, através de você e através da pessoa com quem você está negociando. Não busque, através de força de vontade, direcionar o resultado à sua própria maneira, mas afirme que a vontade de Deus nesse assunto específico está sendo cumprida. Lembre-se de que a sua própria maneira pode absolutamente não ser benéfica para você. A coisa exata que você deseja hoje pode na próxima semana se transformar em um incômodo ou mesmo um infortúnio. Não tente agir ambiciosamente em relação à outra pessoa, convencê-lo contra a vontade dele, ou tirar a mínima vantagem dele, de qualquer forma. Mas, sim, explique os seus argumentos honestamente, da melhor forma possível; faça apenas o que você considera ser correto; e saiba que Deus está vivendo e agindo em sua vida. Então, se você não conseguir fazer aquela venda, você fará, em vez disso, uma venda melhor. Se você não conseguir aquele emprego, você conseguirá um emprego melhor. Se você não conseguir hoje o contrato que você buscava, um outro melhor se concretizará amanhã.

Nunca se permita ficar incomodado, tenso ou ansioso. Deus nunca se apressa; Ele age sem esforço. Ao interagir com seus semelhantes, coloque Deus em ambos os lados da mesa, e o resultado será autêntico sucesso, para ambas as partes. ”


Tradução de excertos de Power through constructive thinking, de Emmet Fox, Harper & Row, Publishers, New York, Hagerstown, San Francisco (1940). Texto somente para estudo e uso pessoal.

Um comentário:

  1. Sempre ouvi e sempre disse assim: É tudo no tempo de Deus e não no nosso!
    Como é dificil colocar isso em prática.
    Lendo esse texto recebi mais uma lição: Deus nunca se apressa....
    OBRIGADA!

    ResponderExcluir