segunda-feira, 27 de março de 2023

O bom legado

O melhor legado a ser transmitido aos filhos é o dos valores espirituais.

O que é de fundamental importância que seja transmitido às novas gerações? Esse tema é discutido no texto abaixo, de autoria do Dr. Masaharu Taniguchi (1893-1985). Também disponível em Pensamento Novo - Brasil.


“ A MELHOR HERANÇA

Todos os pais amam seus filhos. É desejo dos pais legar o que houver de melhor a seus filhos amados. Muitos pais, no entanto, não sabem o que seja ‘a melhor herança’. Cada filho tem a sua personalidade e sua vocação próprias. Logo, ‘a melhor herança’ que se possa deixar aos filhos difere conforme a vocação deles. São frequentes, por exemplo, casos de filhos que, tendo recebido do pai uma grande herança em dinheiro, não se mostram muito contentes e acabam esbanjando o dinheiro e arruinando a sua vida. Assim, nem sempre uma grande soma de dinheiro representa ‘a melhor herança’.

Então, uma grande herança em imóveis faria bem aos filhos? Nem sempre, pois muitas vezes os filhos, que até então viviam unidos, começam a brigar justamente por causa da partilha da herança. Em casos como este, a herança constitui-se em semente da discórdia.

Legar ‘a melhor herança’ aos filhos consiste em transmitir-lhes a Verdade. Em qualquer hora ou lugar, a Verdade pode ser aplicada e convertida em riqueza, em bons empreendimentos, cura das doenças e tudo mais que for necessário.

Inconscientemente, os filhos vão assimilando os pensamentos, os sentimentos, a visão da vida e o modo de viver dos pais. Portanto, se os pais acumularem uma grande fortuna através de meios desonestos e a transmitirem a seus filhos, estarão transmitindo-lhes como herança também modos errados de pensar e de agir, ou seja, a pior coisa que poderia acontecer.

As melhores heranças que se devem transmitir aos filhos são a mente alegre e a coragem para enfrentar as maiores dificuldades – não a falsa coragem de um valentão, mas aquela coragem inabalável, alicerçada na convicção ‘Eu sou filho de Deus’, e dotada de sabedoria – para que eles possam superar as maiores crises econômicas ou quaisquer outros problemas. A forma de transmitir essas heranças não consiste em ir ao cartório e registrá-las em nome dos filhos. Ela consiste em que você proporcione exemplo, através do seu modo de viver cotidiano. Os filhos herdam dos pais o exemplo destes. Eis a maior herança. ”


Excertos de Kibo wo Kanaeru 365 Sho, de Masaharu Taniguchi, Nippon Kyobun Sha Co. Ltd., Tóquio (1965), a partir da tradução em português da Seicho-no-Ie do Brasil, 1983. Texto somente para estudo e uso pessoal.

Um comentário:

  1. Verdadeiramente, o maior legado que possamos deixar para nossos filhos são nossos exemplos de honestidade, ajuda ao próximo, o Amor De Deus nas nossas vidas! Amei o texto, eu estou a cada dia cuidando da herança que eu vou deixar para a minha filha que são os bons frutos! Obrigada, Obrigada, Obrigada!

    ResponderExcluir