quinta-feira, 30 de março de 2023

Liberando a passagem para a sabedoria

Um método para liberar a passagem da sabedoria para a nossa mente consciente.
Podemos resolver da melhor forma os problemas que a vida nos apresenta, acessando a sabedoria de Deus, que encontra-se nas camadas mentais mais profundas. O Dr. Masaharu Taniguchi (1893-1985) nos explica alguns detalhes desse processo. Também disponível em Pensamento Novo - Brasil.

 

“ CONFIANDO A DEUS OS NOSSOS PROBLEMAS

Quando estamos preocupados demais com um problema e não conseguimos soltá-lo da nossa mente, é muito difícil encontrarmos a solução, mesmo que a sabedoria de Deus esteja chegando até nós para auxiliar-nos. Isso porque a ‘mente que não solta os problemas’ obstrui a passagem por onde a sabedoria de Deus deve chegar até a camada consciente da nossa mente. Existem casos como o daquele homem que, premido pela necessidade de mudar de moradia, começou a orar fervorosamente para que Deus o ajudasse a encontrar uma nova casa, mas por mais que procurasse não conseguia encontrar nenhuma para alugar. Um dia, dando um descanso de algumas horas à sua ‘mente que não soltava os problemas’, resolveu fazer um piquenique com a família. E lá ia indo ele, com mente tranquila pela primeira vez em várias semanas, quando, de repente, avistou uma casa com a placa ‘aluga-se’. Era exatamente o tipo de casa que ele estava procurando, de modo que o seu problema havia sido resolvido facilmente.

Conta-se que o grande inventor Thomas Edison [1847-1931], ao se ver diante de algum problema de difícil solução, costumava deitar-se durante alguns minutos para relaxar o corpo e afastar totalmente de seus pensamentos o problema que o afligia. Enquanto ele ficava assim, com a serena atitude mental de ‘deixar que o problema tome o seu próprio rumo’, novas e boas ideias começavam a surgir.

Como podemos ver pelos exemplos citados, quando procuramos resolver os problemas apenas com a força do nosso ‘ego’, impedimos a passagem da sabedoria de Deus, ao passo que, quando libertamos a nossa mente e a nada nos agarramos, a sabedoria de Deus flui abundantemente.

‘… mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras…’ (João 14:10). Nessas palavras de Jesus, vemos a total anulação de seu ego e a sua completa ‘entrega’ ao Pai.

Somente através da ‘anulação do ego’ e da total ‘entrega de si’ é que o homem consegue realmente parar de lutar em vão com a força limitada do seu ‘ego’ e, desse modo, desobstruir o ‘canal espiritual’ que o liga a Deus. O homem adquire a verdadeira autoconfiança quando, abandonando o seu ‘ego’, invoca a Deus e toma consciência de que Ele o está sempre orientando, fazendo surgir-lhe novas ideias. É inútil confiarmos apenas na força do nosso ‘eu carnal’, pois essa autoconfiança é frágil e, uma vez diante das dificuldades, ela acaba desvanecendo-se por completo. Somente ao compreendermos que ‘Deus – o Pai celeste – está em nós e faz as obras’, conseguimos adquirir uma autoconfiança verdadeiramente inabalável. ”


Excertos de Kibo wo Kanaeru 365 Sho, de Masaharu Taniguchi, Nippon Kyobun Sha Co. Ltd., Tóquio (1965), a partir da tradução em português da Seicho-no-Ie do Brasil, 1983. Texto somente para estudo e uso pessoal.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário