A emoção é uma poderosa faculdade da mente, e influencia fortemente todos os aspectos da nossa vida cotidiana e nossa saúde. Aqui, o dr. Joseph Murphy desenvolve o tema da origem das emoções, seus efeitos na saúde e na vida humana em geral, e como administrá-las para o benefício de todos. Este texto está também disponível em Pensamento Novo - Brasil.
“ (...) Vejamos como são geradas nossas emoções. Suponha que você observa um deficiente físico; talvez você seja movido pela emoção de piedade. Por outro lado, você pode ver uma criança muito linda e sentir nascer de seu interior a emoção do amor.
Você sabe que não pode imaginar uma emoção; porém, se você pensar num episódio ou acontecimento desagradável do passado, induzir-se-á daí a emoção correspondente. Lembre-se de que é essencial, primeiro, gerar um pensamento ou uma imagem mental, antes que se possa induzir uma emoção.
A emoção é sempre resultado de uma ideia em sua mente. Se você deseja governar e controlar suas emoções, é necessário que mantenha o controle de seus pensamentos e de suas imagens mentais.
Encarregando-se dos seus pensamentos, você pode substituir o medo pelo amor, a má vontade pela boa vontade, a tristeza pela alegria e a irritação pela paz. No instante em que você receber o estímulo de uma emoção negativa, suplante-a pela disposição de amor e boa vontade. Em vez de dar vazão ao medo, diga para si mesmo: 'Quem está unido a Deus, está em maioria.' Preencha sua mente com os conceitos de fé, confiança, paz e amor; então os pensamentos negativos não poderão entrar ali.
(...) Você já observou o efeito do medo sobre seu rosto, seus olhos, seu coração e outros órgãos? Você conhece o efeito que as más notícias ou o pesar têm sobre seu tubo digestivo. Repare nas mudanças que ocorrem quando se descobre que aquelas más notícias são infundadas.
Todas as emoções negativas são destrutivas e desgastam as forças vitais do corpo. O ansioso crônico em gera tem problemas com sua digestão. Se algo agradável acontece na vida dele, sua digestão torna-se normal, pois se restaura a circulação normal e as imprescindíveis secreções gástricas não mais são perturbadas.
A maneira de superar e disciplinar suas emoções não é reprimi-las ou suprimi-las. Quando se reprime uma emoção, a energia se acumula no subconsciente e permanece aninhada ali. Acontece o mesmo que aconteceria com uma caldeira cujo fogo foi aumentando, permanecendo fechadas todas as válvulas; acaba ocorrendo uma explosão.
Hoje, no campo da medicina psicossomática, se está descobrindo que muitas doenças, como a artrite, a asma, as perturbações cardíacas são devidos à repressão de emoções que ocorreram no início da vida ou na infância. Essas emoções reprimidas ou suprimidas erguem-se como fantasmas, assombrando-o mais tarde, e a seguir você aprenderá a se livrar delas para o resto da vida.
Existe um meio espiritual e psicológico que pode ser seguido para banir as emoções reprimidas ou suprimidas que habitam as sombrias galerias de sua mente. O método ideal para você se livrar dessas emoções é praticar a lei da substituição.
Através da lei mental da substituição, você troca um pensamento negativo por um positivo, construtivo. Quando os pensamentos negativos penetram em sua mente, não os combata; diga apenas, pra si mesmo: 'Tenho fé em Deus e em tudo que é bom. Seu amor me protege a todo instante.' Você verá que os pensamentos negativos irão desaparecendo, do mesmo modo que a luz dissipa a escuridão. (...) Ao se fixar mentalmente nesses conceitos, você inevitavelmente gerará as emoções positivas de fé e confiança, que neutralizam e destroem as emoções negativas. ”
Por Joseph Murphy

Nenhum comentário:
Postar um comentário